Pergunta:
No livro de 9.º ano com o qual estou a trabalhar, o plural dos nomes verde-garrafa e amarelo-canário é respetivamente verdes-garrafas e amarelos-canários. Não concordo e não encontro resposta nas gramáticas de que disponho. Considero mais correto «os verdes-garrafa» e «os amarelos-canário», uma vez que o segundo nome (garrafa e canário) restringe o significado do primeiro tal como palavra-chave, bomba-relógio, navio-escola e outros.
Gostaria de obter uma resposta de forma a esclarecer os meus alunos.
Obrigada!
Resposta:
As palavras referentes a cores podem ser simples ou compostas e podem pertencer à classe dos substantivos ou à dos adjetivos.
«O céu azul» (o adjetivo azul concorda em género e em número com o substantivo).
«O azul do céu» (o adjetivo azul é substantivado, antecedido por determinante artigo definido).
Quanto aos compostos também referentes a cores, formados por dois substantivos ou por um substantivo associado a um adjetivo, há que ter em mente os seguintes critérios:
a) quando a palavra composta desempenha a função de adjetivo, se o último elemento é um adjetivo, concorda em género e em número com o substantivo (camisa azul-clara/camisas azul-claras). Se, pelo contrário, o último elemento é um substantivo, como referem Cunha e Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo, 3.ª ed., 1986, p. 252), o último elemento é invariável (ou seja, canário amarelo-ouro/canários amarelo-ouro);
b) quando a forma composta tem a função de substantivo, ambos os elementos têm a forma singular (o verde-oliva) ou plural (os verdes-olivas).
Assim sendo, importa distinguir, nos exemplos que apresenta, se amarelo-canário e verde-garrafa desempenham a função de adjetivo ou se, pelo contrário, exercem a função de substantivo. Tal distinção influirá na correta flexão em número. Assim:
«O amarelo-canário»/«os amarelos-canários» (substantivo).
«O verde-garrafa»/«os verdes-garrafas» (substant...