Meia-diária - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Meia-diária

A palavra "meia diária" tem hífen?

Rosa Thaíza Professora Natal, Brasil 5K

Dado tratar-se de um termo composto, de ordem jurídica e em uso na variante brasileira da língua portuguesa*, em que os dois elementos formam uma nova unidade de sentido, deve grafar-se meia-diária com hífen.

* Segundo o Dicionário Houaiss, a diária, neste contexto, corresponde a: «1 – remuneração devida ao servidor civil ou ao empregado por serviço extraordinário fora do local de trabalho e que, salvo exceção legal, não integra o vencimento ou salário; 2 – ajuda de custo dada a funcionários itinerantes, públicos ou particulares, a fim de cobrir despesas de transporte, estada, alimentação, etc.»

Rúben Correia
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo