Professora associada aposentada do departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No domínio da investigação, colaborou em projetos sobre ensino/aprendizagem do português, língua não materna. Participou em projetos de constituição de corpora, nomeadamente de português medieval, e de elaboração de materiais a partir dos mesmos. Com Maria Francisca Xavier e João Malaca Casteleiro, é autora do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval (2022).
Professora universitária portuguesa, docente no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde lecciona desde 1986 e concluiu o seu doutoramento em Sociologia (1996) e prestou provas de agregação (2003). Ministra da Educação no XVIII Governo Constitucinal (2005-2009). Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento entre 2010 e 2013. Autora e orientadora de vários trabalhos académicos sobre profissões e política de educação.
Maria do Carmo Vieira, professora da Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa. É licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Professora do Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é doutorada em Literatura Portuguesa dos sécs. XV e XVI; especialista em línguas e literaturas clássicas.
Professora portuguesa, licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com tese de mestrado sobre Eugénio de Andrade, na Universidade de Toulouse; classificadora das provas de exame nacional de Português, no Ensino Secundário.
Assessora de Comunicação na área política, formadora na área de Comunicação e gestora de comunicação para diversas empresas, em Portugal e Espanha.
Foi Communications Specialist na McKinsey&Company, docente e coordenadora de programas de especialização para Professores e Educadores de Infância na Escola Superior de Educação Almeida Garrett, e Professora de Português e de Inglês em várias escolas portuguesas.
Possui um Mestrado em Estudos Literários Comparados e uma Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Português e Inglês pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
É responsável pela seleção e organização da coletânea de textos do ex-Presidente da República general António Ramalho Eanes intitulada Olhar o Futuro. Textos Escolhidos (Desde 1986), editada pela Alêtheia; é coautora (com Susan Noonan) do livro Faz de Conta… Que É Um Diário, publicado em 2006 em alemão (Mein Ringelbuch) pela Terzio, em 2004 em português pelas Publicações D. Quixote, e em espanhol (Imagínate Que Es Un Diario) e catalão pela SAC-O, e em português em 2003 em versão de autor; e é autora do Manual de Inglês para Marítimos, publicado pela Escola de Marinha e Pescas.
Maria Filomena Mónica (Lisboa, 1943) é uma investigadora, escritora e jornalista portuguesa. Licenciada em Filosofia e História pela Universidade de Lisboa (1969), é doutorada em Sociologia pela Universidade de Oxford (1978). É autora de vários livros de carácter histórico, dos quais se destacam: Educação e Sociedade no Portugal de Salazar (1978), Cenas da Vida Portuguesa (1999) e Os Cantos – A Tragédia de uma Família Açoriana (2010).
Professora associada com agregação, no departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1978-2014) e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade (CLUNL). Foi responsável por diversos projetos de investigação, dos quais resultaram o Corpus Informatizado do Português Medieval (CIPM) e o Dicionário de Verbos do Português Medieval. Autora, com J. Malaca Casteleiro e Maria de Lurdes Crispim, do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval, publicado em 2022.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações