DÚVIDAS

CIBERDÚVIDAS

Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas

Maria Antónia Coutinho (1956) é professora associada com agregação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Colaborou nos projectos PROTEXTOS como consultora e no DISTEX como investigadora. É membro do grupo LAF e colabora no grupo de pesquisa ALTER-GET, desde 2008. É autora de Texto(s) e competência textual (2003) e conta com diversos artigos publicados, dos quais se destacam: Géneros de texto e contexto escolar (2005), A deixis fictiva na prosa poética (2008) e Las etiquetas como género de texto – un abordaje comparativo (2009).
Maria Augusta Gonçalves é uma jornalista portuguesa da Lusa.
(Coimbra, Portugal, 1963) Assistente Convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Franceses e Ingleses (1985) e Estudos Portugueses e Franceses (1988) e com equiparação ao grau de Mestre pelas Provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica (1994), na área da Morfologia Histórica (Género Gramatical) pela mesma Universidade. Tem mais de 40 publicações e realizou várias conferências em Portugal (incluindo na Academia de Ciências de Lisboa) e no estrangeiro. Investiga no âmbito da Linguística Histórica da Língua Portuguesa (Linguagem regional e popular, Morfologia, Léxico, Documentos medievais, Onomástica, Mudança Linguística) e do Ensino do Português como Língua Não Materna. Está a concluir o Doutoramento em História da Língua Portuguesa pela Universidade de Coimbra.
Linguista portuguesa, foi investigadora do ILTEC. Outros trabalhos académicos da autora  disponíveis aqui e aqui.
Professora na área da linguistica portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e membro do Centro de Linguística da mesma universidade  
Professora da Católica Porto Business School.
Linguista portuguesa, professora auxiliar da Universidade dos Açores.
Professora associada aposentada do departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No domínio da investigação, colaborou em projetos sobre ensino/aprendizagem do português, língua não materna. Participou em projetos de constituição de corpora, nomeadamente de português medieval, e de elaboração de materiais a partir dos mesmos. Com Maria Francisca Xavier e João Malaca Casteleiro, é autora do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval (2022).
Professora universitária portuguesa,  docente no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde lecciona desde 1986 e concluiu o seu doutoramento em Sociologia (1996) e prestou provas de agregação (2003). Ministra da Educação  no XVIII Governo Constitucinal (2005-2009). Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento entre 2010 e 2013. Autora e orientadora de vários trabalhos académicos sobre profissões e política de educação.        
Maria do Carmo Vieira, professora da Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa. É licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.  
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa