Maria do Carmo Vieira, professora da Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa. É licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Professora do Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é doutorada em Literatura Portuguesa dos sécs. XV e XVI; especialista em línguas e literaturas clássicas.
Professora portuguesa, licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com tese de mestrado sobre Eugénio de Andrade, na Universidade de Toulouse; classificadora das provas de exame nacional de Português, no Ensino Secundário.
Assessora de Comunicação na área política, formadora na área de Comunicação e gestora de comunicação para diversas empresas, em Portugal e Espanha.
Foi Communications Specialist na McKinsey&Company, docente e coordenadora de programas de especialização para Professores e Educadores de Infância na Escola Superior de Educação Almeida Garrett, e Professora de Português e de Inglês em várias escolas portuguesas.
Possui um Mestrado em Estudos Literários Comparados e uma Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Português e Inglês pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
É responsável pela seleção e organização da coletânea de textos do ex-Presidente da República general António Ramalho Eanes intitulada Olhar o Futuro. Textos Escolhidos (Desde 1986), editada pela Alêtheia; é coautora (com Susan Noonan) do livro Faz de Conta… Que É Um Diário, publicado em 2006 em alemão (Mein Ringelbuch) pela Terzio, em 2004 em português pelas Publicações D. Quixote, e em espanhol (Imagínate Que Es Un Diario) e catalão pela SAC-O, e em português em 2003 em versão de autor; e é autora do Manual de Inglês para Marítimos, publicado pela Escola de Marinha e Pescas.
Maria Filomena Mónica (Lisboa, 1943) é uma investigadora, escritora e jornalista portuguesa. Licenciada em Filosofia e História pela Universidade de Lisboa (1969), é doutorada em Sociologia pela Universidade de Oxford (1978). É autora de vários livros de carácter histórico, dos quais se destacam: Educação e Sociedade no Portugal de Salazar (1978), Cenas da Vida Portuguesa (1999) e Os Cantos – A Tragédia de uma Família Açoriana (2010).
Professora associada com agregação, no departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1978-2014) e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade (CLUNL). Foi responsável por diversos projetos de investigação, dos quais resultaram o Corpus Informatizado do Português Medieval (CIPM) e o Dicionário de Verbos do Português Medieval. Autora, com J. Malaca Casteleiro e Maria de Lurdes Crispim, do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval, publicado em 2022.
(1925-1992) nascida em Leiria, licenciou-se em 1949 em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Seguiu a sua carreira profissional em Macau, onde de 1949 a 1957, professora da Escola Primária Oficial. Na Universidade de Hong Kong regeu a disciplina de Língua Portuguesa, em 1958-1959. Desenvolveu depois a sua actividade docente no Liceu Nacional Infante D. Henrique, terminando a carreira no dia 15 de Julho de 1985. Leccionou igualmente na Escola do Magistério Primário de Macau, de que foi directora de 1967 a 1969. Professora e pedagoga, conferencista, investigadora e ensaísta, é reconhecida como “uma das personalidades mais marcantes no panorama da cultura contemporânea de Macau”. Foi membro do Conselho Legislativo de Macau, da Assembleia Legislativa de Macau e do Conselho Consultivo do Governador de Macau. Fez ainda parte da Sociedade de Geografia de Lisboa e foi membro fundador do Cenáculo Luís Gonzaga Gomes. Agraciada com a Ordem do Império (grau de Oficial), em 1973, e com a Medalha de Mérito Cultural, em 1984, recebeu também outras distinções, como o Prémio Camilo Pessanha, em 1991, atribuído pelo Instituto Português do Oriente. Autora de várias obras científicas e literárias, donde se salientam: Língua de Macau: o que foi e o que é. Macau: Centro de Informação e Turismo, 1974; Glossário do dialecto macaense: notas linguísticas, etnográficas, e folclóricas. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos, 1977; "Situação e perspectivas do português e dos crioulos de origem portuguesa na Ásia Oriental (Macau, Hong Kong, Singapura, Indonesia)". Congresso sobre a situação actual da língua portuguesa no mundo. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, No. 646 vol. 1, 1985, pp. 287-303; Poesia Tradicional de Macau, 1988; Bom dia, s'tora : diário duma professora em Macau, Instituo Cultural de Macau, 1991 (ver mais aqui).
Maria Helena Mira Mateus (1931 – 2020). Linguista portuguesa, foi professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fundadora do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), de que foi presidente entre 2005 a 2013. Destacou-se na área da Fonologia Portuguesa, publicando Aspetos da Fonologia Portuguesa (1975), Fonética, Fonologia e Morfologia do Português (1991) e, com Ernesto d'Andrade (1944-2013), The Phonology of Portuguese (2000). Em 2018, publicou o seu livro de memórias, Uma Vida Cheia de Palavras. Colaborou ativamente em publicações, projetos, manuais e encontros científicos sobre a metodologia do ensino da língua portuguesa, tendo coordenado a edição de Uma política de língua para o Português (2002). Também coautora da importante obra de referência Gramática da Língua Portuguesa, desde a primeira edição de 1983 até à última edição revista e aumentada, de 2003, do Dicionário de Termos Linguísticos (Volume I de 1990 e volume II de 1992) e de (2014), entre vários livros e artigos incluídos e revistas portuguesas e estrangeiras. Foi fundadora e primeira presidente da Associação de Professores de Português (1978-80), vice-reitora da Universidade de Lisboa (1986-89) e diretora da Revista Internacional de Língua Portuguesa (1987- 2000). Foi ainda presidente da Associação Portuguesa de Linguística. Mais informação sobre a autora e a sua obra aqui, aqui, aqui e aqui.
Professora do ensino secundário. Autora com José António Fernandes Camelo de O Judeu de Bernardo Santareno.
Licenciada em Filologia Galego-Portuguesa e Filologia Románica pela Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela. Doutorada em Literatura pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2016). Exerce a docência na universidade do Algarve desde o ano 2002, sendo leitora do Centro de Estudos Galegos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações