Almeida Garrett (Porto, 1799 - Lisboa, 1854), partiu em 1809 para os Açores aquando da invasão francesa. Em 1816, matriculou-se no curso de Direito em Coimbra e participou na revolução liberal de 1820. Após a Vilafrancada, refugiou-se em Inglaterra tomando contato com a literatura romântica (Byron, Shakespeare e Walter Scott). Em 1824 e 1826, publicou em Paris Camões e Dona Branca, os primeiros poemas do Romantismo português. Em 1826, regressou a Portugal onde se dedicou ao jornalismo. Voltou a exilar-se em 1828 em Inglaterra e foi nomeado cônsul-geral em Bruxelas. Após este período, regressou a Portugal onde se destacou na política e onde dirigiu o Teatro Nacional. Da sua obra, destacam-se: Lucrécia, de 1819; Romanceiro e Cancioneiro Geral, vol. I, de 1843; Frei Luís de Sousa, de 1843; Viagens na Minha Terra, de 1946; Romanceiro e Cancioneiro Geral, vol. II e III, de 1851, e Folhas Caídas, de 1853.
Álvaro Cidrais (Moçambique, 1967) foi, de 1998 a 2001, consultor da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo. Licenciado em Geografia e Mestre em Geografia Humana, é, desde 2000, consultor da Associação Portuguesa de Enfermeiros para a Educação à Distância; assessor, gestor de projetos e coordenador do Instituto de Formação da FCUL e consultor do Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia. É coautor de dois livros com Xosé Manuel Souto (Universidade de Vigo): Planeamento Estratéxico de Mercadotecnia Territorial e História do Eixo Atlântico. Docente universitário na Universidade Lusíada de Lisboa.
Álvaro Garcia Fernandes é autor da Gramática-Prontuário da Língua Portuguesa
Álvaro Sousa da Silveira (Rio de Janeiro, 1883 - Rio de Janeiro, 1967), foi um filólogo, linguista, foneticista e lexicógrafo brasileiro. Em 1935, exerceu na Universidade do Distrito Federal do Rio de Janeiro e, de 1939 a 1953, tornou-se catedrático de Língua Portuguesa na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. De 1944 a 1954, foi Presidente da Academia Brasileira de Filologia e, a partir daí, presidente honorário. Da sua obra, destacam-se: Lições de Português (1921-1923); Trechos Seletos (1919); Textos quinhentistas (1945) e Máximas, Pensamentos e Reflexões do Marquês de Maricá (1858).
Amadeu Ferreira (1950–2015), advogado e professor convidado na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa. Foi um dos principais promotores do Mirandês e Presidente da Associação de Língua Mirandesa. Traduziu Os Quatro Evangelhos, Os Lusíadas e vários poemas de Vergílio e Horácio. O Fio das Lembranças – Biografia de Amadeu Ferreira, é o seu livro póstumo. Mais informações aqui, aqui, aqui e aqui.
Doutorada em Ciências da Educação. Mestre em Estudos Portugueses (Exílios no Universo Poético de Manuel Alegre). Formadora de professores. Docente de Português na Escola Secundária Alves Martins. É também escritora premiada, tendo-lhe sido atribuído em 2018 o prémio literário “Cónego Albano Martins de Sousa”.
É doutorada em Ciências Humanas, mestre em Estudos Portugueses, pós-graduada em Linguística e em Economia e Políticas Públicas e licenciada em Línguas Aplicadas. Escreve textos para vários órgãos de imprensa com regularidade, assina crónicas no jornal Mensagem de Lisboa e na revista Sábado e faz crítica literária no Observador. É também autora de romances.
Jornalista espanhola freelance que escreve em diferentes publicações sobre relações humanas, língua, tecnologia e cultura. Tem colaborado com diversas agências de comunicação e é cofundadora da publicação digital Disquecool,em língua galega. Escreve em Verne, página associada ao jornal El País.
Ana Carina Prokopyshyn (Portugal, 1981), licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (2006) e mestre em Linguística Geral pela FLUL (2010). Desde 2010 frequenta o doutoramento em História Contemporânea (Lusófona e Eslava). Participou com comunicações e a nível da organização em várias conferências internacionais, e presta serviços em várias instituições como professora de Português para estrangeiros, tradutora e revisora. Atualmente é leitora de Língua e Cultura Russa I e II na mesma universidade e investigadora no Centro de Línguas e Culturas Lusófonas e Europeias. Colabora como consultora de língua Portuguesa no Ciberdúvidas desde 2008.
Graduada em Letras (1989), mestre (1994) e doutora (2013) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Docente no Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Unicamp, Entre 2020 e 2023, foi como editora da Revista Trabalhos em Linguística Aplicada/DLA-IEL. É coordenadora do grupo de investigação IndisciPLAr – Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar (Unicamp/CNPq) e pesquisadora do Observatório das Migrações em São Paulo. Atualmente, exerce um segundo mandato como Coordenadora Pedagógica do Centro de Línguas (CEL) da Unicamp (2021-2022; 2023-2025). É executora dos convénios do IEL com a Faculdade de Letras da Universidade Nacional Timor Lorosae, em Timor-Leste, e com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Coimbra, Portugal. Entre os seus principais interesses de investigação contam-se a formação de professores de Português como Língua Adicional (PLA), políticas linguísticas, políticas públicas, internacionalização, ensino de PLA para grupos minoritarizados, identidades, migrações e refúgio, territorializações, democracia e direitos humanos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações