Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas
Doutorada em Ciências da Educação. Mestre em Estudos Portugueses (Exílios no Universo Poético de Manuel Alegre). Formadora de professores. Docente de Português na Escola Secundária Alves Martins. É também escritora premiada, tendo-lhe sido atribuído em 2018 o prémio literário “Cónego Albano Martins de Sousa”.
É doutorada em Ciências Humanas, mestre em Estudos Portugueses, pós-graduada em Linguística e em Economia e Políticas Públicas e licenciada em Línguas Aplicadas. Escreve textos para vários órgãos de imprensa com regularidade, assina crónicas no jornal Mensagem de Lisboa e na revista Sábado e faz crítica literária no Observador. É também autora de romances.
Jornalista espanhola freelance que escreve em diferentes publicações sobre relações humanas, língua, tecnologia e cultura. Tem colaborado com diversas agências de comunicação e é cofundadora da publicação digital Disquecool,em língua galega. Escreve em Verne, página associada ao jornal El País.
Ana Carina Prokopyshyn (Portugal, 1981), licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (2006) e mestre em Linguística Geral pela FLUL (2010). Desde 2010 frequenta o doutoramento em História Contemporânea (Lusófona e Eslava). Participou com comunicações e a nível da organização em várias conferências internacionais, e presta serviços em várias instituições como professora de Português para estrangeiros, tradutora e revisora. Atualmente é leitora de Língua e Cultura Russa I e II na mesma universidade e investigadora no Centro de Línguas e Culturas Lusófonas e Europeias. Colabora como consultora de língua Portuguesa no Ciberdúvidas desde 2008.
Graduada em Letras (1989), mestre (1994) e doutora (2013) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Docente no Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Unicamp, Entre 2020 e 2023, foi como editora da Revista Trabalhos em Linguística Aplicada/DLA-IEL. É coordenadora do grupo de investigação IndisciPLAr – Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar (Unicamp/CNPq) e pesquisadora do Observatório das Migrações em São Paulo. Atualmente, exerce um segundo mandato como Coordenadora Pedagógica do Centro de Línguas (CEL) da Unicamp (2021-2022; 2023-2025). É executora dos convénios do IEL com a Faculdade de Letras da Universidade Nacional Timor Lorosae, em Timor-Leste, e com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Coimbra, Portugal. Entre os seus principais interesses de investigação contam-se a formação de professores de Português como Língua Adicional (PLA), políticas linguísticas, políticas públicas, internacionalização, ensino de PLA para grupos minoritarizados, identidades, migrações e refúgio, territorializações, democracia e direitos humanos.
Jornalista da revista Piauí. Foi editora de política na revista Veja, editora do jornal Globo em Brasília e editora-chefe na revista Época.
Jornalista portuguesa, licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; colaboradora do Jornal de Notícias e da revista Evasões.
Doutora em Filosofia da História, da Cultura e da Religião pela Universidade de Lisboa desde 2005, tendo defendido a tese intitulada a Mulher na China, relativa às questões de género. Este e outros temas da filosofia da cultura, bem como as relações entre as línguas portuguesa e chinesa e as questões de tradução constituem o centro das suas investigações. Viveu muitos anos na China, onde teve oportunidade de estudar língua e cultura chinesas. Tem trabalhos publicados nestas áreas, que incluem contos e mitos relativos à cultura chinesa, muitos ensaios sobre a filosofia chinesa e material. É coordenadora do Serviço Educativo do Centro Científico e Cultural de Macau.
Ana Cristina Leonardo é crítica literária e colunista no semanário "Expresso", no caderno cultural “Atual”.
Nasceu em Lisboa. É professora universitária no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida na área de Aquisições Precoces da Linguagem Escrita, Ortografia e Produção Textual. Autora de 16 romances e de um livro de contos, venceu o Prémio Literário Fernando Namora em 2017 com o romance A Noite Não é Eterna. Recebeu também o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues pelo romance O Rei do Monte Brasil, em 2012.
Ana Dias Cordeiro é licenciada em Economia e pós-graduada em Jornalismo Internacional, é jornalista do Público desde 2002, primeiro na secção Mundo, com reportagens em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e França, e desde 2009 na secção Cultura. Entre 1997 e 2002, colaborou com a revista Visão e a Rádio França Internacional, e, entre 1994 e 1997, foi freelancer no serviço mundial da BBC e colaboradora do Público e da Antena 1.
