Amadeu Ferreira (1950–2015), advogado e professor convidado na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa. Foi um dos principais promotores do Mirandês e Presidente da Associação de Língua Mirandesa. Traduziu Os Quatro Evangelhos, Os Lusíadas e vários poemas de Vergílio e Horácio. Mais informações aqui, aqui e aqui.
Doutorada em Ciências da Educação. Mestre em Estudos Portugueses (Exílios no Universo Poético de Manuel Alegre). Formadora de professores. Docente de Português na Escola Secundária Alves Martins. É também escritora premiada, tendo-lhe sido atribuído em 2018 o prémio literário “Cónego Albano Martins de Sousa”.
Jornalista espanhola freelance que escreve em diferentes publicações sobre relações humanas, língua, tecnologia e cultura. Tem colaborado com diversas agências de comunicação e é cofundadora da publicação digital Disquecool,em língua galega. Escreve em Verne, página associada ao jornal El País.
Ana Carina Prokopyshyn (Portugal, 1981), licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (2006) e mestre em Linguística Geral pela FLUL (2010). Desde 2010 frequenta o doutoramento em História Contemporânea (Lusófona e Eslava). Participou com comunicações e a nível da organização em várias conferências internacionais, e presta serviços em várias instituições como professora de Português para estrangeiros, tradutora e revisora. Atualmente é leitora de Língua e Cultura Russa I e II na mesma universidade e investigadora no Centro de Línguas e Culturas Lusófonas e Europeias. Colabora como consultora de língua Portuguesa no Ciberdúvidas desde 2008.
Jornalista da revista Piauí. Foi editora de política na revista Veja, editora do jornal Globo em Brasília e editora-chefe na revista Época.
Jornalista portuguesa, licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; colaboradora do Jornal de Notícias e da revista Evasões.
Ana Cristina Leonardo é crítica literária e colunista no semanário "Expresso", no caderno cultural “Atual”.
Nasceu em Lisboa. É professora universitária no ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida na área de Aquisições Precoces da Linguagem Escrita, Ortografia e Produção Textual. Autora de 16 romances e de um livro de contos, venceu o Prémio Literário Fernando Namora em 2017 com o romance A Noite Não é Eterna. Recebeu também o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues pelo romance O Rei do Monte Brasil, em 2012.
Ana Dias Cordeiro é licenciada em Economia e pós-graduada em Jornalismo Internacional, é jornalista do Público desde 2002, primeiro na secção Mundo, com reportagens em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e França, e desde 2009 na secção Cultura. Entre 1997 e 2002, colaborou com a revista Visão e a Rádio França Internacional, e, entre 1994 e 1997, foi freelancer no serviço mundial da BBC e colaboradora do Público e da Antena 1.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações