Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Ana Dias Cordeiro é licenciada em Economia e pós-graduada em Jornalismo Internacional, é jornalista do Público desde 2002, primeiro na secção Mundo, com reportagens em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e França, e desde 2009 na secção Cultura. Entre 1997 e 2002, colaborou com a revista Visão e a Rádio França Internacional, e, entre 1994 e 1997, foi freelancer no serviço mundial da BBC e colaboradora do Público e da Antena 1.  

Jornalista da Lusa.

Ana Machado (Rio de Janeiro, 1941), é uma jornalista, pintora e escritora brasileira formada em Letras pela Universidade do Brasil. Foi uma das fundadoras, em 1980, da 1ª livraria infantil do Brasil, a Malasartes, e publicou, nessa década, mais de 40 livros. Em 1981, recebeu o Prémio Casa de las Américas com o livro De olho nas penas. Recebeu, em 2000, o Prémio Hans Christian Andersen e foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural. Entre 2012 e 2013, foi presidente da Academia Brasileira de Letras.

Licenciada (2017) em ensino do Português e Línguas Nacionais pelo Instituto Superior politécnico Jean Piaget de Benguela (ISPJPB), onde passou depois também a lecionar. Professora efetiva do Ministério da Educação de Angola desde 20212 e docente no Instituto Médio de Ciências Religiosas de Angola, em Benguela. Membro do Núcleo de Estudos de Línguas e Culturas (NELiC), do ISPJPB), onde exerce as funções de investigadora-colaboradora em língua e cultura umbundu.

Curso de Formação Geral do Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas). Jornalista desde 1997, passou por vários jornais diários, tendo escrito sobre temas como desporto, política, cultura, sociedade e internacional. Entrou para o Diário Notícias em 2011.

 

Jornalista e editora de investigação do jornal Sol desde a fundação, em 2006.

Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Vice-presidente do IDEFF - Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito de Lisboa. Consultora no departamento jurídico do Fundo Monetário Internacional - FMI; desde 2003, elaborou e negociou os anteprojetos das reformas fiscais de países de língua oficial portuguesa, em Moçambique, São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde, e apoiou a reforma fiscal de Timor Leste. Membro do Centro de Estudos Fiscais, participou em várias comissões de projetos legislativos do Ministério das Finanças, e foi delegada portuguesa em grupos de trabalho para a harmonização da tributação direta na Comunidade Europeia e no grupo da evasão e fraude fiscais da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

Tem sido Professora visitante em várias universidades europeias, nos Estados Unidos em Taiwan, em Moçambique e Cabo-Verde: Universidade de Viena (2010-11), Universidade de Flórida (desde 2010), na Global Law School da Universidade Católica de Lisboa (desde 2009) e no Centro de Direito Fiscal Internacional, na Universidade de Leiden - LL.M em Direito Fiscal Internacional e Europeu (desde 2007);  Ministério das Finanças, Taipé, Taiwan (2012); Membro fundador do GREIT - Grupo de Investigação em Direito Fiscal Europeu e Internacional. Membro do Comité Académico (2007-2012) e da Direção (2012-2017) da Associação Europeia de Professores de Direito Fiscal (EATLP, sigla inglesa). Membro do Conselho Editorial da Revista Intertax, subdiretora da Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal, membro da Comissão de Redação de diversas revistas de Direito Fiscal e, ainda, correspondente de Direito Fiscal da União Europeia na revista H & L. Diretora da Revista Intertax, desde janeiro de 2018.

Docente desde 1987; Licenciada em Ensino do Português, História e Ciências Sociais e Mestranda em Português Língua Não Materna; Experiência de sete anos de ensino de Português Língua Não Materna (PLNM) ao 1.º ciclo.

Doutorada em Estudos Literários, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde é docente desde 1983. Em 11 de janeiro de 2010, foi nomeada presidente do Instituto Camões, I.P. e, em 15 de abril de 2012, presidente do Conselho Diretivo do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, cargo que exerceu até 31 de outubro de 2017. É atualmente diretora da representação em Portugal da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), organização intergovernamental que congrega 23 países, entre os quais Portugal, Espanha e Brasil.