Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Carlos Quiroga é professor de literaturas lusófonas na Universidade de Santiago e Diretor do Conselho de Redação da Revista Agália. Algumas das suas obras: A Espera Crepuscular (2002), O Regresso a Arder (2005), Inxalá - Espero por ti na Abissínia (2006), Venezianas (2007).

 

Carlos Reis (Angra do Heroísmo, 1950) é ensaísta, professor da Universidade de Coimbra e ex-reitor da Universidade Aberta, em Lisboa.  Especializado em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX e em Teoria da Narrativa, publicou, sobre esta área, vários livros de prestígio internacional e assinou dezenas de artigos em revistas universitárias. Catedrático de renome, tem sido professor convidado em muitas outras universidades. Exerce também larga atividade em diversos jornais e revistas, dando colaboração regular no Jornal de Letras, Artes e Ideias. Entre várias distinções atribuídas, contam-se o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho em 1996. É Comendador da Ordem de Isabel la Católica, Benfeitor do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro e doutor honoris causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Autor dos blogues Eça de Queirós (investigação, ensino e debate sobre temas queirosianos) e Figuras de FicçãoProfessor jubilado em 28 de setembro de 2020, após mais de 40 anos ao serviço do ensino superior.

Cronista do jornal angolano Novo Jornal. Exerce funções no gabinete de comunicação da Empresa Pública de Produção de Electricidade de Angola (PRODEL).

Licenciado em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Linguística pela mesma faculdade e doutor em Linguística, na especialidade de Linguística Histórica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor do ensino secundário, coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacado para o efeito pelo Ministério da Educação português.

Carlos Rodrigues Lima, é jornalista do Expresso.

Socióloga. Tem mestrado em Ciência Política pelo ISCTE-IUL, com a dissertação O Estado e a família: as Políticas de apoio à família e o familismo como fatores de sustentabilidade do Estado-providência português (2014). Fez estágio curricular na Comissão de Segurança Social e Trabalho. Desde 2017, assistente de investigação no Observatório da Emigração.

Doutorada em crítica textual pela Universidade de Lisboa, é professora de língua portuguesa na Universidade Católica Portuguesa. Membro do projeto “Edições crítica e genética de Camilo Castelo Branco”, no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. As suas principais áreas de investigação são crítica textual, crítica genética e literatura portuguesa. É coautora das edições críticas de Novelas do Minho e Carlota Ângela, de Camilo Castelo Branco, e fez parte da equipa responsável pela edição crítica da Crónica de D. João I – parte I, de Fernão Lopes, publicadas pela Imprensa Nacional.

Enfermeira, colaboradora do jornal Público e autora do blogue A Mãe Imperfeita.

Carmen Maciel é doutorada em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora de temas da lusofonia.

 

Advogada, argumentista e cronista portuguesa, entre outros jornais, no jornal Público, mais recentemente com uma coluna regular.

Carmo Miranda Machado é formadora profissional na área comportamental e professora de Português. Possui um Mestrado em Ciências da Educação (Orientação das Aprendizagens) pela Universidade Católica Portuguesa e tem como formação base uma Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou os seguintes títulos: Entre Dois Mundos, Entre Duas Línguas (2007); Eu Mulher de Mim (2009); O Homem das Violetas Roxas (2011) e Rios de Paixão (2015).