Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos (Berlim, 1851 — Porto, 1925) é reconhecida como a mais importante das filólogas da língua portuguesa. Foi crítica literária, escritora, lexicógrafa (participando como tal na comissão que estudou e estabeleceu as bases em que assentou a primeira reforma ortográfica do português, entrada em vigor a 1 de setembro de 1911). Foi a a primeira mulher a lecionar numa universidade portuguesa, a Universidade de Coimbra. Mais informação aqui.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pós-graduação em Tradução Juridico-Económica – Inglês e Alemão, no ISLA. Professora de Inglês e de Português no ensino público e privado. Tradutora de inglês e alemão.
Jornalistaportuguesa, cujos trabalhos mais significativos publicados no jornal Público estão disponíveis aqui. Autora do livro Furriel não é nome de pai – Os filhos que os militares portugueses deixaram na guerra; e coargumentista do documentário Natália, a Diva Tragicómica (RTP2).
Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto. Jornalista da rádio TSF.
Coordenadora editorial do Expresso Emprego. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.
Cecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 1901 -1964) foi uma poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. É considerada uma das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações