Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos (Berlim, 1851 — Porto, 1925) é reconhecida como a mais importante das filólogas da língua portuguesa. Foi crítica literária, escritora, lexicógrafa (participando como tal na comissão que estudou e estabeleceu as bases em que assentou a primeira reforma ortográfica do português, entrada em vigor a 1 de setembro de 1911). Foi a a primeira mulher a lecionar numa universidade portuguesa, a Universidade de Coimbra. Mais informação aqui.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pós-graduação em Tradução Juridico-Económica – Inglês e Alemão, no ISLA. Professora de Inglês e de Português no ensino público e privado. Tradutora de inglês e alemão.
Jornalistaportuguesa, cujos trabalhos mais significativos publicados no jornal Público estão disponíveis aqui. Autora do livro Furriel não é nome de pai – Os filhos que os militares portugueses deixaram na guerra; e coargumentista do documentário Natália, a Diva Tragicómica (RTP2).
Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto. Jornalista da rádio TSF.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações