Carlos de Oliveira (Belém do Pará, 1921 – Lisboa, 1981) foi um escritor e poeta do neo-realismo português. Diplomado em História e Filosofia pela Universidade de Coimbra, colaborou com Vértice, Seara Nova, Altitude, Portucale ou Cadernos do Meio-Dia. Das suas obras, destacam-se: Turismo (1942); Casa na Duna (1943); Uma Abelha na Chuva (1953).
Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 1902 – Rio de Janeiro, 1987) foi um escritor, contista e poeta brasileiro do século XX, com tendências modernistas. Formado em Farmácia, foi funcionário público grande parte da sua vida, dedicando-se sempre à escrita. Numa atitude antilírica, os seus temas de eleição eram o indivíduo; a terra natal; a família, o choque social, o amor, etc.. Das suas obras, destacam-se: Alguma Poesia (1930); Poesia até Agora e Fazendeiro do Ar (1955) e Tempo, Vida, Poesia (1981).
Cf. 32 melhores poemas de Carlos Drummond de Andrade (comentados) + Pequena Mostra Literária
Carlos Durão (Madrid, 1943) é um poeta galego licenciado em Filologia Inglesa pela Universidade Central (Madrid, Espanha). Foi professor de idiomas em Londres; redator radiofónico da BBC; tradutor técnico em organismos da ONU; colaborador de diversas revistas Grial, Teima, A Nossa Terra, etc.. Das suas obras, destacam-se: A Teima (1973); Galegos de Londres (1978) e Prontuário Ortográfico da Língua Galego-Portuguesa das Irmandades da Fala (1984).
Carlos Eduardo Drummond (Rio de Janeiro, 8 de Fevereiro de 1971) é um poeta, escritor, compositor e pesquisador brasileiro. Mais elementos bibliográficos aqui e aqui.
Carlos Enes (Ilha Terceira, 1951) é professor e historiador. Deputado da Assembleia da República. Publicou alguns livros relacionados com os Açores e o romance Terra do Bravo.
Docente e pesquisador da Faculdade de Letras da Universidade de Macau, China. Pesquisa sobre contacto de línguas e sintaxe de variedades do português. Investiga também em didática do PLE e em história e etnografia de Angola e de São Tomé e Príncipe. Coordena o Projeto Libolo com a Profª Drª Márcia Santos Duarte de Oliveira.
Carlos Fragateiro (Porto, 1951) é um encenador e professor português com o Curso de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa, mestrado em Educação e doutoramento em Ciências e Tecnologias da Comunicação. Foi diretor artístico do Teatro Experimental de Leiria, da Companhia de Teatro de Aveiro, do Teatro da Trindade e do Teatro Nacional D. Maria II. É professor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Diplomata brasileiro. Desde março de 2021, ministro dos Assuntos Exteriores do Brasil.
Carlos Góes (Rio de Janeiro, 1881 – 1934) foi um poeta, dramaturgo, filólogo e dicionarista brasileiro. Entre outras obras de lexiologia, de etimologia e de gramática, foi autor do Dicionário de Galicismos (1921), que registava o uso de palavras francesas em língua portuguesa nos anos 20 e 30 no Brasil.
Carlos Graieb é formado em direito pela Universidade de São Paulo, é editor-executivo da revista Veja.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações