Cabral do Nascimento (Funchal 1897 – Lisboa 1978) é um poeta português originário da Madeira que se licenciou em Direito pela Universidade de Coimbra. Colaborou na revista coimbrã Ícaro e foi organizador da segunda série da antologia das Líricas Portuguesas e pela Coletânea de Versos Portugueses. A sua poesia situa-se entre o Saudosismo e o Modernismo e, da sua obra, destacam-se: As Três Princesas Mortas Num Palácio em Ruínas, Além-Mar, Litoral e Cancioneiro.
Caetano Veloso (Bahia, 1942) é um músico e escritor brasileiro, uma das figuras mais importantes da música popular brasileira. Liderou o movimento Tropicalismo (1968) e foi preso em 1969 pelo regime militar. Exilou-se em Londres, onde lançou o disco Caetano Veloso em 1971. Em 1990, escreveu o livro Verdade Tropical. Abraçaço (2012) é o seu álbum mais recente.
Nascido em Curitiba, em 1973, é professor, investigador, tradutor e escritor. Ulysses recebeu os mais importantes prêmios literários do país. É autor de Sim, eu digo sim: Uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce (2016), finalista do prêmio Rio de Literatura, e do livro de contos Sobre os canibais (2019). Ensaio sobre o entendimento humano, livro não comercial, com tiragem limitada, recebeu o prêmio Paraná de Literatura em 2013.
Camilo Castelo Branco (Lisboa, 1825 – S. Miguel de Seide, 1890) é um dos expoentes máximos da Literatura Portuguesa. Órfão de pai e mãe ainda criança, instalou-se no Porto em 1844 para estudar Medicina. Em 1845, estreou-se na poesia e no teatro. Em 1855, tornou-se o principal redator de O Porto e de Carta. Em 1858, foi eleito sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa. Dirigiu a Gazeta Literária do Porto em 1868. Das suas obras, destacam-se: A Queda de um Anjo (1866); Mystérios de Lisboa (1854); Amor de Perdição (1862); A Queda dum Anjo (1865) e A Brasileira de Prazins (1882)
Cf. Mural coletivo no Porto celebra 200 anos de Camilo Castelo Branco
Docente de Português, em funções técnico-pedagógicas na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular, da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação português.
Doutorada em Língua Portuguesa (com uma dissertação na área do estudo do texto argumentativo oral); investigadora do CELGA-ILTEC (grupo de trabalho "Discurso Académico e Práticas Discursivas"); autora de manuais escolares e de gramáticas escolares; formadora de professores; professora do ensino básico e secundário. Consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacada para o efeito pelo Ministério da Educação português.
Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, doutorou-se em Linguística do Texto e do Discurso como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve a sua investigação no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo e tem escrito artigos sobre o agir, a descrição dos géneros em vários patamares textuais, o papel do especialista, a argumentação e a escrita. Presentemente, colabora com o IPLuso.
Carla Viana é licenciada em Linguística e mestranda em Linguística Computacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Carlos A. M. Gouveia é um linguista português, Professor Agregado da Faculdade de Letras de Lisboa e investigador no Instituto de Linguística Teórica e Computacional. Coautor do livro Introdução à Linguística Geral e Portuguesa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações