Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Licenciado em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE, crítico literário e tradutor português. Colunista no semanário português Expresso, editor-adjunto da revista LER . Autor do blogue Circo da Lama, e, entre outros livros, do Guia Para 50 Personagens da Ficção PortuguesaAs Primeiras CoisasHoje Estarás Comigo no Paraíso.

Jornalista brasileiro, repórter no jornal Folha de Pernambuco.

Cabral do Nascimento (Funchal 1897 – Lisboa 1978) é um poeta português originário da Madeira que se licenciou em Direito pela Universidade de Coimbra. Colaborou na revista coimbrã Ícaro e foi organizador da segunda série da antologia das Líricas Portuguesas e pela Coletânea de Versos Portugueses. A sua poesia situa-se entre o Saudosismo e o Modernismo e, da sua obra, destacam-se: As Três Princesas Mortas Num Palácio em Ruínas, Além-Mar, Litoral e Cancioneiro.

Caetano Veloso (Bahia, 1942) é um músico e escritor brasileiro, uma das figuras mais importantes da música popular brasileira. Liderou o movimento Tropicalismo (1968) e foi preso em 1969 pelo regime militar. Exilou-se em Londres, onde lançou o disco Caetano Veloso em 1971. Em 1990, escreveu o livro Verdade Tropical. Abraçaço (2012) é o seu álbum mais recente.

Nascido em Curitiba, em 1973, é professor, investigador, tradutor e escritor. Ulysses recebeu os mais importantes prêmios literários do país. É autor de Sim, eu digo sim: Uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce (2016), finalista do prêmio Rio de Literatura, e do livro de contos Sobre os canibais (2019). Ensaio sobre o entendimento humano, livro não comercial, com tiragem limitada, recebeu o prêmio Paraná de Literatura em 2013.

Camilo Castelo Branco (Lisboa, 1825 – S. Miguel de Seide, 1890) é um dos expoentes máximos da Literatura Portuguesa. Órfão de pai e mãe ainda criança, instalou-se no Porto em 1844 para estudar Medicina. Em 1845, estreou-se na poesia e no teatro. Em 1855, tornou-se o principal redator de O Porto e de Carta. Em 1858, foi eleito sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa. Dirigiu a Gazeta Literária do Porto em 1868. Das suas obras, destacam-se: A Queda de um Anjo (1866); Mystérios de Lisboa (1854); Amor de Perdição (1862); A Queda dum Anjo (1865) e A Brasileira de Prazins (1882)

 

Cf. Mural coletivo no Porto celebra 200 anos de Camilo Castelo Branco

Engenheiro norte-americano aposentado, residente em Portugal desde 2016.

Jornalista. Licenciada em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Estagiou no Público, quando este estava no seu início. Fez jornalismo económico no Semanário Económico, na revista Visão, no Económico TV/ Diário Económico e no Dinheiro Vivo/DN. Atualmente trabalha na secção de Cultura do Diário de Notícias.

Docente de Português, em funções técnico-pedagógicas na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular, da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação português.

Membro da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal.

Doutorada em Língua Portuguesa (com uma dissertação na área do  estudo do texto argumentativo oral); investigadora do CELGA-ILTEC (grupo de trabalho "Discurso Académico e Práticas Discursivas"); autora de manuais escolares e de gramáticas escolares; formadora de professores; professora do ensino básico e secundário. Consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacada para o efeito pelo Ministério da Educação português.

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, doutorou-se em Linguística do Texto e do Discurso como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Desenvolve a sua investigação no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo e tem escrito artigos sobre o agir, a descrição dos géneros em vários patamares textuais, o papel do especialista, a argumentação e a escrita. Presentemente, colabora com o IPLuso.