Textos publicados pela autora
Sintaxe: sujeito
Pergunta: E assim, quando mais tarde me procure, quem sabe a morte, angústia de quem vive, quem sabe a solidão, fim de quem ama.
Qual é o tipo e o sujeito do verbo procurar?Resposta: Estes versos pertencem a um célebre soneto de Vinicius de Moraes, o "Soneto da fidelidade".
Transcrevo-o, para compreendermos bem o sentido do trecho que o consulente seleccionou:
De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em...
Ouvide / ouvi
Pergunta: Como se considera a palavra "ouvide" do texto a Nau Catrineta?Resposta: Transcrevo a quadra inicial de "A nau Catrineta":
Lá vem a nau Catrineta Que tem muito que contar! Ouvide, agora, senhores, Uma história de pasmar.
"Ouvide" é a 2.ª pessoa do plural do imperativo do verbo ouvir, forma antiga que evoluiu para ouvi....
Lhe permitiram
Pergunta: Gostaria que me informassem qual das duas colocações está correta.
1) A mãe reclamou da conduta do funcionário e do procedimento adotado que não permitiram acompanhar sua filha para assistir ao filme. 2) A mãe reclamou da conduta do funcionário e do procedimento adotado que não permitiram-na acompanhar sua filha para assistir ao filme.Resposta: A construção correcta é a seguinte: "(...) que não lhe permitiram acompanhar a filha para assistir ao filme."
Trata-se da forma...
Filologia
Pergunta: Gostaria de saber o que vem a ser exatamente a filologia e qual livro que eu poderia adquirir para um contato inicial.Resposta: Filologia é um vocábulo de origem grega que significa "amor à palavra". Designa o estudo da língua em toda a sua plenitude e o dos textos que ao longo dos tempos serviram para a documentar.
Qualquer enciclopédia ou dicionário tem o significado exacto do termo. A Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira contém um verbete extenso sobre este assunto, explícito para um contacto...
Neologismos, gírias e empréstimos linguísticos
Pergunta: Gostaria que, por favor, me enviassem uma resposta precisa do que vem a ser neologismo, gíria e empréstimos linguísticos, quais as diferenças, e que bibliografia me indicariam para eu fazer um trabalho monográfico sobre esse assunto.Resposta: A resposta a estas dúvidas está contida em diversos verbetes do Ciberdúvidas. Sugiro a consulta das respostas em "Textos relacionados".
Veja ainda:
Qualidades e defeitos da linguagem Canópia e pára-pente Decifrando o "economês" BB e Caixa trocam inglês pelo português em...
