Textos publicados pela autora
Variantes linguísticas
Pergunta: O que são variantes linguísticas? Dê 4 exemplos.Resposta: Variante é uma forma linguística que corresponde a uma das alternativas de um dado conjunto num contexto determinado.
Podemos considerar as seguintes variantes:
1.ª - Variante combinatória, condicional ou contextual: variante que pode ocorrer em qualquer dos domínios da língua e cuja escolha obedece ao contexto. Em fonologia e fonética, estes termos aplicam-se a cada um dos sons de um conjunto de sons semelhantes entre si, do ponto de vista...
Géneros textuais
Pergunta: Estou cursando o 2.º ano de letras e ainda encontro dificuldades com relação aos géneros textuais. Gostaria de receber mais informações sobre o assunto.Resposta: A dúvida que apresenta é tão vaga que não sei bem o que pretende. Como poderei dar-lhe "mais informações sobre" géneros textuais se não sei que conhecimentos tem sobre o assunto? Por outro lado, é matéria vasta que não cabe numa página destas. Assim, focarei de uma forma sucinta o conceito de género no que diz respeito ao texto literário e ao texto em geral.
A...
Formação de palavras:
Pergunta: Na expressão: coordenação "visomotora", a palavra em destaque como é classificada? É uma palavra formada por hibridismo? Ou por derivação prefixal? O elemento "viso" existe como prefixo e como radical. O que considero? Como diferenciar? Está correta a união sem hífen?Resposta: O termo que utilizou não existe dicionarizado.
O Dicionário Médico de Stedman (25.ª edição, 1996) regista o termo "visuomotor" (p.1441) que designa a capacidade de sincronizar informações visuais com o movimento...
Maizena / maisena
Pergunta: Gostaria de saber por que se usa Maizena com z, pois consultando o dicionário só encontro maisena com s.
Seria um erro intencional?
Obrigado.Resposta: Existem ambas as palavras.
Maisena é um vocábulo de origem e uso comercial, de formação inglesa. Em inglês existe a palavra maize (milho) e maizena (maisena). A palavra Maizena começou por ser (e ainda é) uma marca comercial, criada no século XIX, mas vulgarizou-se como designação da...
Ir à feira
Pergunta: Minha língua nativa é o inglês e eu estou estudando português no Brasil. Não entendo se devo falar: eu vou à feira ou eu vou na feira. Qual está correto e porquê?Resposta: Deverá dizer: "Eu vou à feira."
O verbo ir no sentido de partir de um lugar para outro não se emprega com a preposição em, mas, sim, com as preposições a, para ou de, conforme exemplifico abaixo.
O verbo ir poderá ser utilizado com as seguintes...
