No Meu Bairro
Textos publicados pelo autor
No Meu Bairro
Teoria discursiva em diálogo
Perspetivas e análises
A obra Teoria discursiva em diálogo: perspetivas e análises, da Grácio Editor, em acesso livre, é uma publicação conjunta de sete autores: Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira Santos, Carla Marques e Célia Barbeiro, um grupo de investigadores que integra o grupo de I&D Discurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA), pertencente ao centro de investigação CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. O objetivo desta...
Latim em Pó
Um Passeio pela Formação do Nosso Português
Latim em Pó é um livro sobre a história da língua portuguesa na perspetiva do Brasil, escrito por Caetano W. Galindo e editado pela Companhia das Letras. O título é emprestado de um verso da canção "Língua" (Velô, 1984), de Caetano Veloso1, que descreve o português como «latim em pó». Constituído por 19 capítulos, a exposição desenrola-se num estilo direto, simples, mas sempre convidativo à reflexão, o que torna a leitura muito agradável. Sem ceder a simplificações excessivas, porque o autor leva a sério a...
Português Língua Não Materna
Contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica
Português Língua Não Materna: contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica é uma obra editada pela Universidade do Porto (U.Porto Press) e organizada por Francisco Calvo del Olmo, Sílvia Melo-Pfeifer e Sweder Souza. Como o título antecipa, é um livro que tem por objetivo discutir questões de ensino e aprendizagem de Português Língua Não Materna. Língua Não Materna (PLNM), área que aqui se desdobra em Língua de Acolhimento, Língua de Herança, Língua Adicional, Língua Segunda e Língua...
Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências
O manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências é uma publicação da Fundação Belmiro de Azevedo, editado por Rui A. Alves e Isabel Leite e coordenado por Carlos Nadalim. Reúne um conjunto de textos que abordam assuntos relacionados com a política da leitura, a formação de professores e os contributos trazidos pela investigação em neurociências, psicolinguística e linguística, para uma melhor compreensão da aprendizagem da leitura. O seu objetivo principal é contribuir para a...
