. - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
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Textos publicados pelo autor
Em Alto e Bom Som
Políticas de Língua de Instrução Eficazes Para a Aprendizagem
Por Michael Crawford, Sergio Venegas Marin (eds.)

Na discussão do combate à pobreza é inevitável abordar a educação e os seus contributos para uma melhor qualidade do capital humano (i. e. conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que favorecem a realização do trabalho de forma a produzir valor económico). A melhoria deste tipo de capital é, grosso modo, um esforço baseado na língua. Neste sentido, o Banco Mundial lançou, em 2021, o documento Em Alto e Bom Som: Políticas de Língua de Instrução Eficazes Para a Aprendizagem, traduzido para o português por Sónia Pinho.

Tendo por base a premissa de que políticas adequadas em matéria de língua e instrução facilitam a aprendizagem e outros aspetos e o facto de as boas políticas relativas à língua de instrução continuarem a ser uma exceção e não a regra, esta publicação tem como objetivo primordial propor novas abordagens em matéria de políticas sobre a alfabetização e ensino de línguas. Infelizmente, os dados das análises realizadas neste documento demonstram que 37% dos estudantes em países de rendimento médio e baixo não estão a ser ensinados na língua que falam e compreendem melhor, o que compromete os seus bons rendimentos académicos e permanência na escola. Tal como se assinala neste documento, «um volume substancial e crescente de estudos revela que as crianças aprendem melhor na sua primeira língua (L1) do que numa segunda língua (L2)» (pág. 9). Por conseguinte, sem tentar ser um artigo académico exaustivo, este documento explica, de modo sucinto, a importância de se apostar num ensino adequado de línguas, tendo em conta os perfis linguísticos dos alunos e os desafios económicos dos diferentes país...

Crónica de D. Afonso V de Rui Pina
Thomas Earle
Por Thomas F. Earle

Com a chancela da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), surge esta nova edição da Crónica de D. Afonso V de Rui de Pina (1440-1522), cronista-mor do reino e guardador da Torre do Tombo. A publicação, disponibilizada quer em livro impresso quer em formato digital, foi preparada por Thomas F. Earle, especialista em literatura portuguesa quinhentista, professor emérito da Universidade de Oxford e antigo diretor do departamento de Estudos Portugueses (Sub-Faculty of Portuguese) na prestigiada universidade. Como se lê na sinopse do livro, é «a primeira edição científica desta obra-prima da cronística medieval portuguesa».

De Rui de Pina e da sua obra, faz-se muitas vezes uma apreciação negativa, por comparação com outros cronistas, o que se pode entender quando Thomas Earle observa que «todas as crónicas que chegaram até nós sob o nome de Rui de Pina foram feitas a partir de narrativas compostas originalmente por outros, com a exceção da parte final da Crónica de D. Afonso V e da Crónica de D. João II, que tratam de eventos de que o cronista, já adulto, tinha conhecimento pessoal». Refutando a ideia acusatória de a obra do cronista ser produto de plágio e revelar estilo medíocre, Thomas Earle defende a necessidade de rever a uma nova luz o contributo de Rui Pina, cuja Crónica de D. Afonso V constitui «uma narrativa dramática e emocionante dos eventos do reinado de D. Afonso V (1438-1481), desde os anos turbulentos da regência do tio...

Les mots diversement rangés
Grammaire Systématique du Portugais
Por R. A. Lawton

A obra Les mots diversement rangés. Grammaire Systématique du Portugais, de R. A. Lawton, integra-se no quadro da Linguística de posição, de Gustave Guillaume. A publicação, em língua francesa, tem a chancela da Imprensa da Universidade de Coimbra e divide-se em duas partes constitutivas: Les mots (As palavras) e Les mots, diversement rangés (As palavras, organizadas de diferentes formas), nas quais se desenvolve uma análise linguística muito distinta das abordagem mais comummente observadas nesta área.

Na primeira parte, propõe-se um tratamento dos factos linguísticos, nomeadamente das classes de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, pronomes, verbo, preposição e advérbio), considerando a cronologia nocional da evolução das palavras num eixo que se orienta da esquerda para a direita e considera tensões linguísticas e evolução temporal. Esta abordagem procura explicar a formação das classes, do género, de aspetos nocionais, entre outros, considerando fatores etimológicos, morfológicos e semânticos (para além de outros) para explicar o funcionamento das classes de palavras. A título de exemplo, o género é concebido como largo ou estreito (p. 27) e este surge em resultado das relações com as tensões existentes na língua.

Na segunda parte, a gramática centra a sua análise no plano da frase, cuja produção se considera na perspetiva dos processos cognitivos que estruturam o pensamento: da frase nominal à frase verbal, por exemplo.

A gramática Les mots diversement rangés. Grammaire Systématique du Portugais é, deste modo, uma publicação a analisa...

Antes e Depois de Editar
Estudos Filológicos
Por Ângela Correia, Carlota Pimenta (coord.)

O livro Antes e Depois de Editar. Estudos Filológicos, coordenado por Ângela Correia (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – FLUL) e Carlota Pimenta (Universidade Católica Portuguesa), ambas investigadoras do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), reúne nove estudos elaborados para o encontro que, com o mesmo título, se realizou na FLUL, nos dias 14 e 15 de janeiro de 2021. O objetivo desse encontro foi, como escreve Ângela Correia na introdução, refletir sobre a natureza da atividade e do objeto de estudo da filologia1, repto a que os autores dos estudos responderam de três formas: «[...] mantendo o texto nos seus estudos e assim declarando não haver, para a Filologia, nem antes nem depois da edição; voltando-se para a reflexão sobre os seus métodos, princípios e história; desviando-se para uma das disciplinas filológicas. Ou respondendo de várias destas formas, no mesmo estudo.»

No primeiro estudo, Ivo Castro, professor jubilado da FLUL e reconhecido especialista quer em crítica textual quer em história da língua, dá conta pormenorizada (pp. 13-68) de como o espólio de José Leite de Vasconcelos (1858-1941) continua a facultar informação preciosa sobre a formação deste autor como filólogo, linguista e etnógrafo. Segue-se o artigo de 

Estudos em Gramática, Texto e Discurso
Linha d'Água, v. 36, n.º 2
Por AA. VV.

Este número da revista Linha d'Água, publicação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, compreende uma seleção dos trabalhos apresentado na GRATO 2021 – 7.ª Conferência internacional em Gramática & Texto, realizada em 18 e 20/11/2021 pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. A escolha dos textos coube a várias investigadoras integradas do CLUNL, que também figuram como autoras neste volume.

Como se pode ler na apresentação, «os textos selecionados para este número correspondem a um enquadramento das relações entre gramática e texto/discurso como um espaço de convergência, assim congregando-se um conjunto de propostas que, ora partem de fenómenos linguísticos locais para melhor compreender os textos/discursos, ora viabilizam, a partir de configurações textuais/discursivas, uma melhor compreensão do funcionamento da língua sob diferentes pontos de vista – pragmático, semântico e morfossintático».

Também como se sublinha no editorial, de grande clareza, conferindo unidade imediata à recolha, o volume organiza-se em três eixos temáticos: "Relações e interações entre Gramática e Texto", "Entre facto e opinião – configurações gramaticais, discursivas e textuais" e "Didática e literacia em Gramática e Texto". Ao primeiro eixo temático pertencem quatro artigos, todos relacionados com a relação entre gramática e texto em diferentes áreas de ensino (do básico ao universitário): Abordagem dos gêneros de texto nas questões de língua portuguesa do Enem; Encruzilhadas do Artigo Científico: língua, plano de texto, tempos verbais e voz autoral;