Textos publicados pelo autor
«Entrar na rua» = «virar na rua»
Pergunta: Estou com uma dúvida.
Quando vou informar que estou chegando em uma determinada rua, qual a forma correta em falar:
«Estou virando na rua XPTO agora», ou «Estou entrando na rua XPTO agora»?Resposta: O verbo virar, no caso apresentado, corresponde a «voltar, dobrar», ou seja, «mudar de direção para uma determinada rua». É comum dizer-se: «Vire na 1.ª rua à direita/esquerda.»
Ora, se se mudou a direção para uma determinada rua, já se mudou/passou para outra, o que significa que já se está a entrar na...
«Recusar-se a» e «sujeitar-se a»
Pergunta: Quais as alternativas possíveis nos exemplos abaixo?
1) «O motorista recusou-se a sujeitar-se ao exame de bafômetro»;
2) «O motorista recusou-se a sujeitar ao exame de bafômetro»;
3) «O motorista recusou-se sujeitar ao exame de bafômetro»;
4) «O motorista recusou-se sujeitar-se ao exame de bafômetro»;
5) «O motorista recusou sujeitar-se ao exame de bafômetro.»
Pelo excelente serviço sempre cordialmente prestado, desde já agradeço.Resposta: Estão corretas duas frases, a primeira e a última:
1) «O...
Orações subordinadas adjetivas e substantivas
Pergunta: Fiz recentemente uma prova de concurso público e acredito que em uma questão sobre orações subordinadas havia duas respostas corretas.
Segundo o gabarito, a questão correta era:
O período «A empresa tem trezentos funcionários, que moram em Londrina» é composto por uma oração subordinada explicativa que limita o sentido de «funcionários» ao explicar que, de todos os funcionários da empresa, apenas trezentos moram em Londrina.
No entanto, havia uma outra questão possivelmente correta, era ela:
Na frase «É...
«Problemas seus» (PB) = «problemas vossos» (PE)
Pergunta: Gostaria de esclarecer uma dúvida. Qual é a maneira correta de falar a seguinte expressão: «isso são problemas seus», ou «isso são problemas de vocês», «esse grito de guerra seus», ou «esse grito de guerra de vocês»?
Qual seria a forma mais correta e o porquê?Resposta: Não estou acostumado a ouvir «de vocês» como possessivo, mas tem até uma função interessante: a de desfazer a ambiguidade contida no pronome seu, já que «problemas seus» podem ser da pessoa ou pessoas a quem se fala ou da pessoa ou pessoas de quem se fala. De...
