Textos publicados pelo autor
De um e dum
Pergunta: Sou jornalista e gostaria que me explicitassem quando se deve usar "de um" e "dum".Resposta: Vejamos as seguintes frases:
a) "Esta é a opinião dum homem sabedor".
b) "O facto de um professor errar não quer dizer que seja incompetente".
c) "A intenção dum homem nota-se mais nas acções do que nas palavras."
d) "A intenção de um homem ser mau nota-se mais nas acções do que nas palavras".
Na frase a) escrevemos dum,...
De o e do
Pergunta: Será sempre admissível a contracção da preposição "de" com o artigo definido (ou indefinido)? Por exemplo, poderá escrever-se "a razão do ter convocado..." (em vez de "a razão de o...")?Resposta: Reparemos nas frases seguintes:
a) "A intenção do director era outra".
b) "A intenção de o director dizer isso era outra."
Na frase a), a preposição encontra-se, sintacticamente, ligada ao artigo o.
Na frase b), a...
Verosimilhança "v.s." verossimilhança
Pergunta: Sou o autor da questão com o tema em epígrafe. Para um completo esclarecimento da mesma, cumpre-me informar que encontrei registado o termo "verossimilhança" na página 2002 (volume 5) de uma obra intitulada "Dicionário contemporâneo da língua portuguesa Caldas Aulete", 5ª edição brasileira novamente revista, atualizada e aumentada pela introdução de termos da tecnologia recente, pelo registro dos vocábulos usados no Brasil e pela extensão dos apêndices por Hamílcar de Garcia; com estudos sobre a origem e evolução...
De que
Pergunta: Na resposta «Informam-se», aparece o já célebre «de que». No caso vertente, é correcta a sua utilização? Não deveria ser «Informam-se os alunos que...»?Resposta: O correcto é: «Informam-se os alunos de que», porque, quando informamos, informamos alguém de / acerca de alguma coisa.
O verbo informar não é seguido da preposição de, quando se lhe segue o complemento directo: «Já informei que as coisas se tinham passado de...
