José Neves Henriques (1916-2008) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José Neves Henriques (1916-2008)
José Neves Henriques (1916-2008)
100K

Professor de Português. Consultor e membro do Conselho Consultivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Antigo professor do Colégio Militar, de Lisboa; foi membro do Conselho Científico e diretor do boletim da Sociedade da Língua Portuguesa; licenciado, com tese, em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra; foi autor de várias obras de referência (alguns deles em parceria com a sua colega e amiga Cristina de Mello), tais como Gramática de hojeA Regra, a Língua e a Norma A Regra, Comunicação e Língua PortuguesaMinha Terra e Minha Gente e A Língua e a Norma, entre outrosFaleceu no dia 4 de março de 2008.

CfMorreu consultor do Ciberdúvidas

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria de saber como se conjuga o verbo negociar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo. Será «eu negocio» ou «eu negoceio»?

Resposta:

Não se pode conjugar um verbo numa só pessoa, porque, em linguagem gramatical, conjugar significa ordenar as variadas flexões dum verbo. O que podemos é mencionar a 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo negociar. Tem duas formas: negocio e negoceio. Agora vamos conjugar o presente do indicativo: Eu negocio / -eio, tu negocias / -eias, ele negocia / -eia, nós negociamos, vós negociais, eles negociam / -eiam.

Como vemos, apenas têm uma só forma, a regular, a 1.ª e a 2.ª pessoa do plural.

Pergunta:

Gostaria de saber o plural da expressão «pôr-de-sol».

Resposta:

Diz-se pôr-do-sol, e não "pôr-de-sol". O plural é pores-do-sol. Sol só há um...

 

N.E. – (15/12/2011) Pôr do sol e pores do sol sem hífen, depois do Acordo Ortográfico de 1990 e conforme o ponto 6 da respetiva Base XV (Do hífen em compostos. locuções e encadeamentos vocabulares). Tendo em conta os casos de «sol nascente» e «sol poente», escreve-se também sol com minúscula em «nascer do sol» e «pôr do sol», no sentido em que se referem à luz diurna e aos seus raios (cf. «chapéu de sol»), não se fazendo alusão direta ao Sol enquanto estrela no contexto da astronomia.