Textos publicados pelo autor
25% dos alunos ficaram em casa
Concordo com a doutrina expendida pelo dr. Peixoto da Fonseca no texto aqui ao lado, mas há aqui um pequeno pormenor que é conveniente levar em conta: em "a maioria" / "a maior parte", está presente o artigo definido no singular, o que nos obriga a pôr o verbo no singular. Em 25% dos alunos ficaram em casa, não está presente o artigo definido. Se estivesse, o verbo teria de ir para o plural: "Os 25% dos alunos ficaram em casa".
Como não está presente podemos...
De ou com a consciência tranquila
Pergunta: Deverá dizer-se "Dormir de consciência tranquila" ou "Dormir com a consciência tranquila", tomando, nesta última, a consciência como um elemento exógeno à pessoa? Agradecimento: Agradeço a manutenção desta página para o bem desta língua tão bela e tão pontapeada.Resposta: Consideremos:
(a) Dormir de consciência tranquila.
(b) Dormir com a consciência tranquila.
Tanto na frase (a) como na (b), não podemos considerar a "consciência como um elemento exógeno à pessoa" -...
Acalasia
Pergunta: Frequentemente, os médicos dizem acalásia, quando se confrontam com esta doença do esófago. Contudo, outros referem Acalasia. Qual a forma correcta?Resposta: Conforme o "Dicionário Enciclopédico de Medicina" de A. Céu Coutinho, 3ª. edição, o correcto é acalasia (sí). É formada de "a + calas + (do grego "chálasis", relaxamento) + "ia (sufixo)....
Quadruplicar
Pergunta: Mesmo ao nível dos nossos governantes, ouve-se com frequência falar na "quadruplicação da Linha de Sintra". Penso que está incorrecto, é apenas uma duplicação.Resposta: Parece-me que nada há que objectar. Quadruplicar significa "multiplicar por quatro". Se havia uma só linha para Sintra e agora há (ou haverá) quatro, temos, de facto, uma quadruplicação. Mas se havia duas linhas e agora há (ou haverá) quatro, não temos quadruplicação, porque a quadruplicação seriam oito. O que temos é...
De que
Pergunta: Ultimamente, dou comigo a ouvir a expressão de que como nesta frase: "já se chegou à conclusão de que há algo que merece a nossa atenção." Tenho a vaga sensação (de) que isto não está certo. Apesar disto, ouço ministros, locutores, políticos desde o Freitas do Amaral até ao líder do PP a repetir a expressão. Por favor esclareçam-me se está correcto ou errado.Resposta: Está inteiramente correcto o de que na frase apresentada: "Já se chegou à conclusão de que há algo ..."
Está...
