Pergunta:
Qual o critério que deve ser seguido quanto ao uso ou não do hífen quando dois substantivos se apresentam juntos? Como saber se trata de substantivo composto ou de substantivo modificado por outro, que faz as vezes de adjetivo?
Eis alguns exemplos que me causam dúvida:
cidade-fantasma
funcionário-fantasma
criança-prodígio
comício-monstro
ataque-relâmpago
projeto-piloto
cidade-luz
pensamento-luz
rei-carrasco
rainha-carrasco
manifestação-relâmpago
edifício-sede
Gostaria de saber se as palavras acima realmente se escrevem com hífen. Além disso, quando se tratar de substantivo que modifica substantivo, como se dá a concordância nominal? O segundo substantivo sempre varia em gênero e número?
Desde já, meus agradecimentos.
Resposta:
Nem sempre é fácil o emprego do hífen (ou traço de união) na formação de substantivos compostos de outros substantivos.
De modo geral, ambos os substantivos tomam a forma de plural, quando ambos conservam a sua individualidade:
Casa-museu – cada substantivo tem a sua acentuação própria. Mais ainda: cada casa (com o seu conteúdo) é um museu. E cada museu é uma casa. Isto é, quando há duas individualidades que formam uma unidade, escrevemos os dois substantivos unidos por hífen; e ambos eles vão para o plural: casas-museus.
O mesmo com cidade-fantasma. Cada uma daquelas cidades é um verdadeiro fantasma; e cada um daqueles fantasmas é uma verdadeira cidade. Portanto, o plural será, logicamente, cidades-fantasmas.
E sob este raciocínio, teremos funcionários-fantasmas, crianças-prodígios, comícios-monstros.
E, do mesmo modo, temos os plurais reis-carrascos, rainhas-carrascos, manifestações-relâmpagos.
Quando os substantivos se encontram ligados também por uma preposição, somente o primeiro vai para o plural: amigo-da-onça, amigos-da-onça; pau-a-pique, paus-a-pique; pé-de-meia, pés-de-meia.
Às vezes não está lá a preposição, mas subentende-se.
Nestes casos, também só vai para o plural o primeiro elemento:
a) escola-modelo (= escola para modelo; isto é, escola que foi construída para modelo), escolas-modelo;
b) projecto-piloto (= projecto para