Textos publicados pelo autor
Complemento/adjunto, outra vez
Pergunta: Gostaria de esclarecer de uma vez por todas essa dúvida. Como faço para diferenciar ajunto adverbial de complemento nominal, mesmo sabendo que o adjunto altera o verbo e o complemento adiciona uma informação ao nome?
Conto com a ajuda deste "site".
Por exemplo:"Sou famoso no Brasil" - O termo "no Brasil" está ligado à palavra "famoso" ou ao verbo "ser"? Qual é o sentido da frase? Quer dizer que tenho fama apenas no Brasil?
"Tenho sucesso no mundo dos negócios eletrônicos". O termo "no mundo dos negócios eletrônicos"...
Criptografia
Pergunta: Leio com alguma frequência o termo "encriptação" em textos relacionados com informática, como sinónimo de cifração. No Dicionário da Língua Portuguesa On-line (http://www.priberam.pt/DLPO/), que é de momento o único que tenho à mão, não consta o dito termo. "Encriptação" soa-me a anglicismo apressado. Dizei de vossa justiça.Resposta: De facto, «encriptação» 'cheira' muito a inglês – ao inglês «encryption», que significa criptografia.
Da mesma...
Uma e meia xícara de açúcar
Pergunta: Como fazer a concordância de "uma xícara e meia de açúcar" se escrevermos da seguinte forma: "uma e meia xícara ou xícaras de açúcar?"
E parabéns pelo "site". Já está há tempos no meu "bookmarks".Resposta: Deve-se escrever «uma e meia xícara de açúcar», por três razões, pelo menos:
a) Em «uma xícara e meia», temos apenas uma unidade – uma unidade completa. O ascendente não é uma unidade, mas apenas uma fracção da unidade. Sendo assim, diremos também «uma e meia xícara».
b) Em «uma xícara e meia» e «uma e meia xícara», nada...
Acentuação de verbos
Pergunta: Tenho uma dúvida: quando é que se acentuam os verbos?
Obrigada.Resposta: Cada verbo tem a sua acentuação própria, que se integra nas regras gerais. Não há acentuação peculiar dos verbos. Há livros que ensinam a ortografia das formas verbais, como por exemplo o «Dicionário de Verbos» de João Antunes Lopes, da «Lello», e outros. No entanto, estamos ao vosso dispor sobre qualquer dúvida em tal ou tal verbo....
Colocação dos pronomes, outra vez
Pergunta: Gostaria de saber quando é que empregamos o pronome antes e depois do verbo. Obrigada e aproveito para felicitá-los pelo vosso excelente trabalho.Resposta: Há muito que dizer sobre a colocação dos pronomes. Basta lembrarmo-nos de que Cândido de Figueiredo escreveu um livro de 388 páginas, intitulado «O Problema da Colocação de Pronomes». O melhor seria enviar-nos algumas frases em que haja dúvidas para nos pronunciarmos sobre o assunto. A esta matéria pertence também a colocação da palavra (ou partícula)...
