João Carreira Bom - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
João Carreira Bom
João Carreira Bom
12K

João Carreira Bom (1945 – 2002) foi um jornalista e cronista português que trabalhou para o Diário de Notícias e participou nas redações de O Século, Expresso e da revista Sábado. Destacou-se também por ser contista, atividade que o levou a publicar, em 1965, o livro de contos Subgente. Fundador, com José Mário Costa, do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

 
Textos publicados pelo autor

Tem dois caminhos: tentar encontrar um serviço gratuito na Internet, através de www.dogpile.com; ou contactar com uma empresa de traduções, por exemplo, a Sintagma: (http://www.sintagma.net/).

No endereço: http://www.usp.br/edusp/livros/livro82.htm, encontrará forma de comprar "Versificação Portuguesa", de Manuel SaidAli, editado pela EDUSP (Universidade de São Paulo).

Sugiro-lhe o "Dicionário de Narratologia", de Carlos Reis e Ana Cristina M. Lopes, Livraria Almedina, Coimbra.

No Projecto Vercial (www.ipn.pt/literatura/garrett.htm), entre outros textos, encontra o estudo "Para uma sistematização didáctica das leituras interpretativas do "Frei Luís de Sousa" de Almeida Garrett", da autoria de J. Cândido Martins (Universidade Católica Portuguesa – Braga).

Endereço: http://www.ipn.pt/literatura/zips/candid12.rtf

Encontrará textos sobre a obra de Fernando Pessoa em vários sítios da Internet, entre os quais os seguintes:

Em português do Brasil
http://www.secrel.com.br/jpoesia/pessoa.html

Em português europeu
http://www.vidaslusofonas.pt/fernando_pessoa.htm

 

Cf.: Fernando Pessoa: 10 das melhores frases do génio