O ensino das preposições em Português como Língua Estrangeira
Textos publicados pela autora
O ensino das preposições em Português como Língua Estrangeira
Tu genérico
Pergunta: Atualmente, venho verificando que, possivelmente pela influência do inglês, se usa muito a 2.ª pessoa do singular em situações em que se devia usar a 1.ª pessoa do plural, por exemplo:
«Ao longo da vida, és muito condicionado pela tua família...», em vez de «Ao longo da vida, somos muito condicionados pela nossa família...»
Será correta esta utilização da 2.ª pessoa?
Obrigada.Resposta: Sim, na situação indicada pela consulente é correta a utilização da 2.ª pessoa do singular.
De acordo com Eduardo Paiva...
Os verbos impessoais no ensino de Português como Língua Estrangeira
O que estará por detrás do erro «você chove»?
«Há uns tempos, deparei-me com a expressão «você chove», que me levou a refletir sobre a forma como os verbos impessoais são abordados nas aulas de PLE. Afinal, tinha um aluno na sala que assumia o pronome você como sendo expletivo e que verbos impessoais (como chover) têm sujeito gramatical.» Artigo da professora portuguesa Inês Gama sobre o ensino de pronomes pessoais e dos verbos impessoais em...
A que classe de palavras pertence muito?
Uma palavra que pode pertencer a várias classes
Nas frases «Este livro é muito interessante» e «Ao ler o livro fiquei com muito medo», a que classe de palavras pertence a palavra muito? Esta é a questão que funciona como ponto de partida para a dúvida da semana, apontamento de Inês Gama no programa Páginas de Português da Antena 2, em 11 de dezembro de 2022....
Os significados de diálogo e conversa
Pergunta: Eu gostaria se saber se há alguma diferença semântica entre a palavra diálogo e conversa.
Os meus mais sinceros agradecimentos.
Muito obrigado!Resposta: Do ponto de vista semântico, diálogo e conversa são geralmente vocábulos sinónimos quando apresentam o sentido de troca de palavras entre duas ou mais pessoas.
Segundo o dicionário em linha Infopédia, diálogo significa «conversa entre duas...
