Textos publicados pela autora
A regência de renunciar
Pergunta: Gostaria de saber se as formas «renunciou ao cargo» e «renunciou o cargo» são ambas correctas ou se a segunda é incorrecta.
Obrigado.Resposta: O verbo renunciar pode assumir diferentes significados, dependendo dessa situação o uso, ou não, de preposição.
Assim:
1 – renunciar = «abandonar um cargo ou uma função, abdicar». Rege a preposição a. Ex.: «O rei renunciou ao trono em favor da filha primogénita.»
2 – renunciar = «não aceitar por convicção, recusar, rejeitar». Não rege preposição. Ex.: «O monge...
A regência de esquecer, mais uma vez
Pergunta: Li as vossas respostas sobre a regência do verbo lembrar, e aproveito o contexto (tratando-se já do antónimo deste): qual a regência do verbo esquecer?
Por favor, esclareçam-me através de exemplos.
Obrigado e bom trabalho!Resposta: 1 – O verbo esquecer pode ser utilizado sem preposição:
Ex.: «Esquecia facilmente o nome dos alunos.» = não ser capaz de recordar;
«Aqueles dias nunca esqueceriam.» = determinada lembrança deixar de estar presente na...
Uso da locução «na sequência»
Pergunta: A minha dúvida prende-se com a utilização da palavra na ou da: «Essas modificações decorrem na sequência de alteração e republicação do decreto», ou «Essas modificações decorrem da sequência de alteração e republicação do decreto».
Agradecia um resposta à minha dúvida.
Obrigada.Resposta: O verbo decorrer, no sentido em que é utilizado, significa «ser resultado de, ter origem em, derivar, provir». A preposição que se segue é a preposição de.
Em nosso parecer, a...
A sintaxe do verbo lembrar, uma vez mais
Pergunta: Mais uma vez gostava de congratular a equipa do Ciberdúvidas pelo vosso desempenho. Não me canso em enaltecer o quão agradecida estou pelo serviço que é prestado à língua portuguesa.
Desta vez a minha dúvida reside na regência do verbo lembrar. Li um comentário que fizeram a respeito duma personalidade brasileira: «Lembramos e prestamos várias homenagens a este grande brasileiro.»
A minha dúvida é a seguinte, esta frase está correcta no português europeu? Sei que o verbo lembrar requer o uso da preposição...
Particípio passado + de ou por
Pergunta: Qual a forma correcta: «Acometido de ociosidade», ou «acometido por ociosidade»?
Os meus agradecimentos, desde já.Resposta: O verbo acometer, no sentido em que é apresentado, significa «manifestar-se com grande intensidade, apoderar-se de, dominar».
Normalmente, usa-se a expressão «ser acometido de», por isso a forma corre{#c|}ta é: «acometido de ociosidade».
Refiro, a título de exemplo, esta passagem de Miguel Torga:
«Já na rua, de mala na mão, fui acometido dum pânico súbito: toda...
