F. V. Peixoto da Fonseca (1922-2010) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
F. V. Peixoto da Fonseca (1922-2010)
F. V. Peixoto da Fonseca (1922-2010)
114K

Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca (Lisboa, 1922 – Lisboa, 2010) Dicionarista, foi colaborador da Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e da atualização do Dicionário de Morais, membro do Comité International Permanent des Linguistes e da Secção de História e Estudos Luso-Árabes da Sociedade de Geografia de Lisboa, sócio de Honra da Sociedade da Língua Portuguesa e da Academia Brasileira de Filologia. Antigo decano dos professores do Colégio Militar, era licenciado, com tese, em Filologia Românica, distinguido com a Ordre des Palmes Académiques. Autor de várias obras de referência sobre a língua portuguesa, entre as quais O Português entre as Línguas do Mundo, Noções de História da Língua Portuguesa, Glossário etimológico sobre o português arcaico, Cantigas de Escárnio e Maldizer dos Trovadores Galego-Portugueses, O Português Fundamental e O Ensino das Línguas pelos Métodos Audiovisuais e o Problema do Português Fundamental. Outros trabalhos: aqui.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Por favor, necessito de que me informem a partir de quando é que a palavra psiquiatra começou a ser utilizada com a regularidade e o significado que tem hoje.

Obrigada pela atenção e pelo futuro esclarecimento.

Resposta:

Psiquiatra, de acordo com o Dicionário Etimológico, de José Pedro Machado, só se encontra documentado a partir do dicionário de Francisco Vieira, no século XIX.

Pergunta:

Deve-se escrever "madraça", ou "madrassa"? Pergunto isto porque numa recente mensagem de correio electrónico que me enviaram usaram a expressão «madraça islâmica». Já agora podiam-me dizer o que é uma «madraça (?) islâmica»?

Resposta:

Embora o étimo árabe seja madrasâ, «colégio, escola superior», é com ç que se devem escrever madraça e o seu derivado madraçal, pois é assim a transcrição habitual de termos árabes com s.

Pergunta:

Seria possível uma definição exacta do que são versos homeométricos?

Antecipadamente agradeço.

Resposta:

São versos com a mesma métrica, ou seja, com idêntica medida de sílabas métricas.1

 

1 N.E.: Também se pode escrever homométrico.

Pergunta:

Gostaria de saber a origem do meu nome de família – Canavilhas.

Resposta:

Segundo José Pedro Machado, no seu Dicionário Onomástico Etimológico, parece vir do espanhol.

O positivo e o negativo <br> do Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa

«A edição do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa  – escreve neste artigo Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca – deve saudar-se, primeiro porque finalmente saiu como obra completa, isto é de A a Z, ao contrário das duas anteriores tentativas (fins dos séculos XVIII e XX), que se ficaram pela letra AO facto de ser constituído por dois volumes é secundário, poderia tê-lo sido só por um, como o da Academia Espanhola.  (...)»