Textos publicados pelo autor
Valores de pois
Pergunta: Antes de qualquer coisa, quero aqui expressar meus agradecimentos aos responsáveis pelo sítio, bem como aos seus colaboradores, pois muitas vezes foi somente aqui que consegui obter esclarecimentos para várias dúvidas acerca do nosso querido português.
A pergunta é em relação ao uso da conjunção pois em início de frase, que em minha vasta pesquisa, inclusive aqui neste sítio, trouxe-me respostas que afirmam não ser possível tal uso. Contudo, transcrevo aqui dois exemplos de Machado de...
Orações adjetivas e orações adverbiais
Pergunta: Em um período simples, posso transformar um adjetivo (adjunto adnominal) em uma oração subordinada adjetiva, por exemplo: «o menino alto chegou» – «o menino que é alto chegou»?
Da mesma forma, vocês podem me mostrar, através de exemplos, como transformar advérbios em orações subordinadas adverbiais?
Obrigado!Resposta: Eis alguns exemplos de locuções adverbiais transformadas em orações adverbiais*:
1. O candidato não conseguiu ir para o segundo turno por falta de popularidade = O candidato não...
«Ela deixou a plateia emocionada»
Pergunta: Gostaria de saber se o deslocamento do predicativo, da seguinte oração, para o início desta, desfaria a ambiguidade:
«Ela deixou a plateia emocionada.»Resposta: Supondo que o sujeito da frase seja uma cantora a fazer um espetáculo, a construção "Ela deixou a plateia emocionada" apresenta, pelo menos, duas possíveis leituras sintático-semânticas*:
I. A cantora estava emocionada quando se retirou do palco.
Sendo esta a leitura, o termo "emocionada" será analisado (na frase original) como um predicativo do...
«Fez um gol à Pelé»
Pergunta: Na oração «ele realmente fez um gol à Pelé», o «à Pelé» pode ser craseado subentendendo-se a palavra moda, ele realmente fez um gol à moda (ao jeito) de Pelé, como ocorre na expressão «móveis à Luís XIV»?
ObrigadoResposta: Sim. O raciocínio está correto.
A crase ocorre obrigatoriamente em construções assim, segundo nos ensina Celso Pedro Luft em seu livro "Decifrando a Crase", quando figura um adjetivo ou um nome próprio qual núcleo da locução, a saber:
– Filé à milanesa (à...
Oração causal vs. agente da passiva
Pergunta: Na frase «Muitos foram derrotados por haver ambição desmedida no coração», o termo «por haver ambição desmedida no coração» é agente da passiva? Ou oração subordinada adverbial causal? Ou qual a função sintática do termo?
Obrigado.Resposta: Há dupla possibilidade analítica*, sendo mais imediata a leitura como "oração subordinada adverbial causal reduzida de infinitivo":
Por qual motivo muitos foram derrotados?
Por causa disto: havia ambição desmedida no coração deles.
No entanto, não parece haver...
