Textos publicados pelo autor
Oração subordinada substantiva subjetiva justaposta
Pergunta: Na frase «É muito bom quando a Argentina é derrotada por nós», a oração «quando a Argentina é derrotada por nós» é uma oração subordinada substantiva subjetiva?
Obrigado-Resposta: Na classificação sintática empregada na tradição gramatical do Brasil, sim, a oração «quando a Argentina é derrotada por nós» é subordinada substantiva subjetiva.
Mas há um detalhe importante: os gramáticos brasileiros dizem que, no caso de as orações subordinadas substantivas (normalmente iniciadas por conjunção...
A classe de palavras de um: «Um filho estuda Direito, o outro Medicina»
Pergunta: Por favor, na frase «Um filho estuda Direito, o outro Medicina», o vocábulo um é artigo, numeral ou pronome indefinido? Por quê?
Caso seja pronome indefinido, pode ser substituído por qual pronome equivalente? Há um verbo implícito antes da palavra Medicina?
Obrigado.Resposta: De todos os estudiosos pesquisados dentro da gramaticografia brasileira, há um que sistematizou esse caso didaticamente.
Em «A forma UM», dentro do livro A Estrutura...
Concordância adjetival com «conjunto de características e competências»
Pergunta: Solicito-lhes ajuda para dissolver uma dúvida sobre concordância nominal na seguinte frase:
«[...] um conjunto de características e competências igual ou equivalente a essa pessoa que desejamos formar.»
Os adjetivos igual ou equivalente poderiam ir para o plural para concordar com «características e competências»?
Se sim, que regra chancela essa concordância?
Desde já meu agradecimento.Resposta: A relação sintática entre o adjetivo...
Os valores da preposição por
Pergunta: No início do ano litúrgico do ano passado, as igrejas no Brasil passaram a usar uma nova edição do Missal Romano, que, apesar de sofrer algumas alterações, os responsáveis pela revisão conservaram a fórmula de consagração: «…será entregue/derramado por vós.»
A meu ver, num contato direto com o texto em português, alguém encontrará um problema de interpretação, pois o pronome introduzido por por pode indicar outras interpretações pelo fato de seguir formas passivas: «…será entregue…» e...
A construção «passados que foram...»
Pergunta: As expressões «passados que foram três dias» (Saramago) e «passados que foram quatro anos» equivalem a «passados três dias» e «passados quatro anos», respectivamente?
Qual é função sintática das palavras «que foram»?Resposta: Há algumas construções (menos comuns) de oração subordinada adverbial* nas quais, em virtude de uma escolha estilística de inversão sintática entre vocábulos que normalmente se relacionam em sequência, figura a conjunção subordinativa que no meio deles. Eis...
