Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Novo Dicionário de Dúvidas da Língua Portuguesa
Evanildo Bechara
Nova Fronteira, 2016 1K   

Da autoria do gramático, linguista e filólogo brasileiro Evanido Bechara este Novo Dicionário de Dúvidas da Língua Portuguesa é um guia de consulta rápida e fácil para esclarecer as dificuldades mais recorrentes do nosso idioma comum. Com a colaboração da lexicógrafa Shahira Mahmud, nele foram incluídas as dúvidas que mais ocorrem aos candidatos a concursos públicos no Brasil, além daquelas que estudantes e profissionais de diferentes áreas têm levado ao autor ao longo de toda sua vida académica.

Com cerca de 1500 verbetes e organizada por ordem alfabética, a obra abrange as áreas da pronúncia, regras de acentuação, questões de ortografia, sobre o novo Acordo Ortográfico, o uso apóstrofo, do hífen e das preposições, a crase, a flexão e a conjugação verbal, a formação do plural, a conjugação, os numerais, entre outras.

Organizado por ordem alfabética – como explica o próprio Evanido Bechara –, o livro  trata de factos da língua portuguesa que se acham definidos nas gramáticas. «A diferença é que as dúvidas no modo de falar ou escrever podem ser dirimidas em ordem alfabética. Um dicionário gramatical deste tipo dispõe ao leitor como resolver suas dificuldades. Por exemplo: se houver dúvida sobre a expressão correta, como quando eu vir ou quando eu ver, basta acessar os verbetes dos verbos vir e ver. Quando eu vir, refere-se ao verbo ver. Já a expressão quando eu ver não existe.».

Além da explicação sobre a forma correta do seu manuseamento, ou as diversas possibilidades de emprego de cada verbete, o dicionário vem com exemplos e abonações de autores clássicos e contemporâneos.

 

[da sinopse da editora da obra, Nova Fronteira, e da informação disponível aqui]