Textos publicados pela autora
Palavras divergentes de dor, cor e véu
Pergunta: Alguém me sabe dizer quais as palavras do português caracterizáveis como divergentes (ou formadas a partir de divergentes) das seguintes palavras?
- Dor
- Cor
- VéuResposta: Palavras divergentes são as que provêm do mesmo étimo, mas que tomaram formas diferentes. Geralmente, a mais semelhante ao étimo é fruto da via erudita, enquanto a que se afastou do termo original se formou por via popular.
Assim, são divergentes as palavras:
— dor e dolorismo, ambas derivada do latim dolore-;
— cor, color e colorear,...
O aumentativo de onda
Pergunta: Qual o aumentativo de onda?Resposta: Importa lembrar que, quando se fala em aumentativos, é comum pensar-se na forma sintética, esquecendo-nos do processo analítico, apesar de este ser bastante usual no discurso quotidiano. Por isso, e para que não se criem situações de dúvida, basta recorremos às regras do processo de formação desse grau, que se pode realizar:
a) analiticamente, acrescentando-se um adjetivo que indique aumento ou esteja relacionado com essas noções, tal como grande, enorme:...
Os advérbios de quente e prevalecente
Pergunta: Bem sei que é uma palavra horrível e cacofónica, mas (tal como a partir do adjectivo frio se forma o advérbio friamente) será possível formar, a partir do adjectivo quente, o advérbio quentemente?
E o advérbio prevalecentemente?Resposta: De facto, a formação dos advérbios de modo faz-se, geralmente, aglutinando-se o sufixo adverbial «-mente (oriundo do substantivo latino mens, mentis, "a mente, o espírito, o intento")» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 103)...
Verbos causativos
Pergunta: O que é verbo causativo?Resposta: Verbo causativo é todo o verbo que exprime a ideia de que o sujeito da oração causa a ocorrência da ação ou processo, mesmo quando ela é efetuada por outrem. Ex.: «Maria adormeceu a criança», o verbo pode ser de causação explícita, como mandar, fazer, deixar, ou implícita, como em «Pedro quebrou a vidraça», onde se entende que Pedro causou a quebra da vidraça (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa,...
«Devias fazer»
Pergunta: «Devias de fazer» está correto? O de é dispensável e incorreto?
Existem situações em que de deva anteceder o verbo?Resposta: A forma correta é «Devias fazer».
A sintaxe do verbo modal dever requer uma construção com verbo no infinitivo, não prevendo o emprego de preposição argumental, apresentando a seguinte estrutura1 — N-V + Vinf —, como se pode verificar através dos exemplos:
«Deve chover.»
«Amanhã deve subir a temperatura.»
«Era hora de dormir a sesta, mas ele devia ter uma espécie de radar mesmo durante o...
