Pergunta:
Existe, ou pode ser utilizada, a palavra versatilização?
Resposta:
O vocábulo versatilização não se encontra registado em nenhum dos dicionários1 que consultámos, assim como não está atestado em nenhum dos vocabulários ortográficos de língua portuguesa, desde os mais antigos (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa, 1940; Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, 1966) aos mais recentes (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, 2009; Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2009; Vocabulário Ortográfico do Português, do ILTEC, 2010).
Todas estas obras registam o substantivo/nome versatilidade (versátil + suf. -idade), «qualidade do que é versátil» como palavra que se formou a partir do adjectivo versátil — «propenso a mudar de opinião, de gosto; volúvel; inconstante; que pode desenvolver vários tipos de actividade; que se adapta a várias situações».
1 Fontes: Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, 2001; Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2004; Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2001; Dicionário Verbo da Língua Portuguesa, da Editorial Verbo, 2006.