Textos publicados pela autora
Acerca de anáfora e de assonância
Pergunta: No verso «esse vento que sopra e que ateia os incêndios», podemos considerar a existência de uma anáfora? E de uma assonância?
Obrigada pela ajuda!Resposta: Não há dúvida de que, no verso apresentado, há a repetição da conjunção que («esse vento que sopra e que ateia incêndios»), demarcando e evidenciando as particularidades das duas acções do vento, de modo que não se considere que a segunda seja a continuidade da outra, mas que uma é distinta da outra. Mas poder-se-á considerar essa repetição, no interior de um verso,...
Exemplos de hipálage em Os Maias
Pergunta: Gostava de saber se estes são exemplos de hipálages (exemplos do Cap. I de Os Maias): «uma tímida fila de janelinhas», «fresco nome de vivenda», «paz dormente de bairro», «onde já desmaiavam as rosas das grinaldas».
Obrigado.Resposta: Os excertos — «uma tímida fila de janelinhas», «fresco nome de vivenda», «paz dormente de bairro» e «onde já desmaiavam as rosas das grinaldas» — são, de facto, exemplos de hipálage.
Nos três primeiros, a hipálage ocorre a partir do valor sugestivo dos adjectivos —...
Ironia, enumeração, paralelismo e disfemismo em Os Maias, de Eça de Queirós
Pergunta: Começo por dar os parabéns a toda a equipa do Ciberdúvidas pelo serviço que prestam a quem, como eu, tantas vezes tem dúvidas.
Neste momento, a minha dúvida prende-se com a identificação do(s) recurso(s) expressivo(s) que poderemos detetar nas seguintes expressões (retiradas de Os Maias, de Eça de Queirós):
«o dever da mulher era primeiro ser bela, e depois ser estúpida…»
«[Era alta, muito pálida, sobretudo às luzes, delicada de saúde, com um quebranto nos olhos pisados, uma infinita languidez em toda a...
Sobre enumeração
Pergunta: Recorro imensas vezes ao vosso site para esclarecer as minhas dúvidas e fico elucidada, mas, desta vez, gostaria de mais um esclarecimento, pois continuo sem saber se posso considerar que, na fase seguinte, se encontra uma enumeração: «Tristeza, uma grande tristeza e uma dor muito forte.»
Fico grata pela vossa atenção.Resposta: Na frase «Tristeza, uma grande tristeza e uma dor muito forte» sobressai a necessidade do sujeito de enunciação em acrescentar à primeira palavra do seu texto — «Tristeza» —, que traduz o seu...
Hipálage no Sentimento de Um Ocidental, de Cesário Verde
Pergunta: Gostaria de saber se no verso «E os olhos dum caleche espantam-me sangrentos», do poema Horas Mortas [Sentimento de Um Ocidental], de Cesário Verde, há uma personificação, ou uma hipálage, sobretudo na expressão «olhos sangrentos».
Obrigada!Resposta: Com o adjectivo «sangrentos» para caracterizar os «olhos dum caleche», o sujeito poético pretende representar a impressão pura e imediata que tem e com que ficou do/da caleche1, sugerindo-nos a ilusão de óptica que as luzes da caleche lhe deixaram — a de uns...
