Textos publicados pela autora
O plural de Unimed
Pergunta: Unimed é uma marca, é o nome de uma cooperativa de serviços médicos do Brasil. A dúvida é: o plural de Unimed é "Unimeds", ou "Unimedes"?
Agradeço antecipadamente seu auxílio.Resposta: Enquanto designação, ou firma, de uma cooperativa, não se espera que a palavra tenha plural. A tê-lo, deverá seguir as regras do português, que prevêem a introdução de uma vogal, habitualmente e, quando a palavra termina em consoante. O plural seria, pois, Unimedes....
A família da palavra assinatura
Pergunta: A palavra assinatura é da família de sinal?Resposta: Se tivermos em conta a história da palavra, sim. Com efeito, ambas as palavras têm em comum o radical de sign-, do termo latino signum (sinal). Se nos centrarmos no português, assinatura provém de assinar, que, por sua vez, se liga ao latim assignare, verbo constituído pela associação da preposição ad ao termo signo (ad + signo). Ainda no latim surgiu o termo signale, de que deriva directamente a...
Novamente o prefixo anti- e o hífen: antitouradas
Pergunta: Costumamos escrever "anti-touradas" para enfatizar que somos "anti". Será, ainda assim, considerado um erro? Apenas é correcto escrever "antitouradas" ou, neste caso, é aceitável "anti-touradas"? Devemos escrever "touradas", ou "antitouradas", no plural, ou será mais correcto utilizar o singular, no caso, "antitourada" ou "anti-tourada"?
Antecipadamente gratos pela resposta.Resposta: À luz do novo acordo ortográfico, a maioria dos prefixos, entre os quais anti, unem-se sempre à...
O significado de «veni, vidi, forravi» (latim e espanhol)
Pergunta: Deparei-me com a expressão latina «veni, vidi, forravi» num livro escrito em espanhol, mas não consigo descobrir o significado de forravi. Será que me conseguem ajudar?
Grata pela atenção.Resposta: Não encontrei o hipotético verbo *forro, de que forravi seria a primeira pessoa do pretérito perfeito, em nenhum dos dicionários de latim consultados.
Por outro lado, a expressão correcta, proferida por Júlio César, é «veni, vidi, vici», ou seja, «vim vi e venci», a qual tem...
A classificação dos verbos boiar e apoiar
Pergunta: Tenho visto em vários sítios os verbos boiar e apoiar classificados como irregulares. Porque são considerados irregulares esses verbos (se realmente o são)?
Seria acertado dizer que a raiz de boiar é "boi", sendo "boia" o tema?
Obrigada.Resposta: Pela análise da conjugação dos verbos em apreço, que pode ser consultada no Portal da Língua Portuguesa, não se registam situações que justifiquem a sua integração na lista dos irregulares, pois obedecem ao padrão da conjugação a que pertencem.
Quanto à raiz, são...
