Pergunta:
Como devo redigir este excerto de acta?
1 – Com vírgula (conforme o exemplo)?
2 – Sem vírgula?
«Foi feito o levantamento das acções de formação para o biénio dois mil e nove, dois mil e onze.»
Resposta:
Como a sra. professora sabe, a vírgula separa numa enumeração os elementos somados. Quando nela “não” se conclui com a aditiva e, deixa-se a hipótese de haver mais elementos possíveis na enumeração (ex.: «na gaveta estão lápis, cadernos, livros»).
Começando-se por caracterizar o número de elementos do conjunto (ex.: «o casal tradicional: marido, mulher») não é necessária a aditiva e. No entanto, a verdade é que as redundâncias condenadas por alguns puristas não escandalizam o senso comum [ex.: «o casal hétero tradicional: marido e mulher» (duas redundâncias)] pois servem de realce (são expletivas ou enfáticas).
Em resumo, no caso em apreço, eu escreveria «… para o biénio dois mil e nove, e dois mil e onze.» Ou seja, porque as aditivas somam elementos diferentes (numerais e anos), eu acrescentaria uma vírgula depois da palavra nove.
NOTA FINAL
Depois de publicada esta resposta, os meus colegas de Ciberdúvidas, que gentil e rigorosamente fazem a revisão dos textos, lembraram-me que se poderia usar o hífen para agrupar o biénio num encadeamento vocabular. Sugeriram: «biénio dois mil e nove - dois mil e onze».
Não me tinha lembrado da solução, senão teria proposto na resposta a representação por algarismos. Mas, então, deveria propor «biénio 2009-2010» (subentendendo-se anos completos: do início de 2009 ao fim de 2010).
Houve em toda esta questão um equívoco. A diferença entre 2009 e 2011 é efe{#c|}tivamente dois; ora nós não estamos a comparar números, mas a fazer uma avaliação de tempo.
Assim, podemos falar da distância Lisboa-Porto (considerando que estamos a tomar o limite final da zona da cidade de Lisboa e o limite inicial...