Textos publicados pelo autor
A palavra vírgula em numerais por extenso
Pergunta: Têm vindo a ser frequentes, na imprensa falada e escrita, expressões do tipo «... foram gastos dois vírgula cinco milhões de euros». Pergunto se não estaria mais correto dizer «dois milhões e quinhentos mil euros». Ou será que posso dizer «o casaco custou-me cinquenta vírgula três euros»? Ou «eu tenho sessenta vírgula cinco anos»?Resposta: Tem toda a razão. Não se pode considerar errado, mas não é habitual referir a vírgula numa representação por extenso dum numeral.
O Sistema Internacional de Unidades (SI) impõe...
Abreviaturas nas cartas
Pergunta: Encontrei num manual de Português que não se abrevia Senhor ou Senhora na saudação inicial de uma carta e no endereço. Só se utilizam as abreviaturas Sr./Sra. seguidas do nome próprio. Gostaria de saber se esta informação está correcta, porque, em outros manuais, em exemplos de fórmulas de saudação inicial, esta regra não é respeitada.
Assim, na saudação de uma carta devo escrever:
«Exmo. Sr. João», ou «Exmo. Senhor João»?
Outra...
Ulrico
Pergunta: O aportuguesamento do nome do famoso reformador protestante suíçoseria "Úlrico", ou "Ulrico"? Caso esta resposta já tenha sido dada, perdão! Mas o fato é que ela não aparece no motor de busca. Gratíssimo.Resposta: Rebelo Gonçalves regista o antropónimo Ulrico, palavra grave, e não *Úlrico. Ao seu dispor,...
Anaisa e Anaísa
Pergunta: Registei a minha filha com o nome de Anaísa, e no registo não me queriam deixar registar com esse nome mas sim "Anaisa". Eu acho que Anaísa sem acento não tem muito jeito nem lógica, mas era o que eles tinham nos livros deles.
Obrigado pela atenção dispensada.Resposta: O «Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa», de José Pedro Machado, efectivamente regista Anaisa, com ditongo (sem acento). Parece ser esta a grafia tradicional.
Este dicionário acrescenta, porém, que Anaisa será uma variante de...
Formação de siglas
Pergunta: Gostaria de saber se há regras para confecção de siglas na língua portuguesa. Se existem regras, quais seriam? Siglas podem ir para o plural? Exemplo: na fisioterapia usamos a expressão «Atividade de vida diária», que é abreviada como AVD; se eu usar, para «Atividades de vida diária», AVD, não colocando a sigla no plural, está certo ou errado?
Preposições entram na confecção de siglas? Exemplo: usamos em fisioterapia «Arco de movimento» muitos abreviam como ADM. Está certo ou deveria ser AM? No caso de partido...
