DÚVIDAS

Díodo

Vamos ter dois dias consecutivos de actividades no âmbito de Língua Portuguesa. Podemos dizer "díudo/diúdo" da Língua Portuguesa?

Resposta

1. Questões ortográficas

Não tem sentido o termo *díudo, pois iu é o ditongo decrescente [iw] (ex.: fugiu, partiu, etc.), e, como a palavra termina em o, seria sempre grave. Poderia escrever-se *diúdo, com o acento a converter a semivogal [w] na vogal tónica [u], mas este termo não está dicionarizado.

O que está dicionarizado são os termos díodo e diodo. Agora com pronúncia semelhante à anterior, os acentos estão trocados, porque em díodo estamos em presença duma esdrúxula, com acento obrigatório; e em diodo, duma grave que não o tem.

2 Questões semânticas

Não me parece bem aplicar os termos equivalentes díodo ou diodo (este o menos usual) para o sentido que pretende. Díodo é um termo específico da electrónica (uma válvula semicondutora). Significa que tem dois eléctrodos.

Para o sentido que pretende, apetece inventar um termo como bidiurno, mas não o recomendo. Sugiro que escreva mesmo «em dois dias consecutivos».

Peço que leia a minha nota final na resposta «Doze lados». Acrescento:

Como sabe, o signo linguístico, se arbitrário e variável com o tempo, não é completamente livre: tem de ter o mesmo conceito e ser bem conhecido na comunidade linguística onde é usado, para que os falantes se entendam.

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa