Textos publicados pelo autor
O uso de vírgulas ou travessões
Pergunta: Tenho uma dúvida que anda tirando o meu sono. Há alguns dias, prestei uma prova para um concurso, o mesmo trazia a seguinte questão:
«Em 2206 foram reportados acidentes em 68 países — e sete áreas não reconhecidas como nações independentes — em todos os continentes.»
Dentre algumas afirmações, a resposta correta dizia que os travessões poderiam ser trocados por vírgulas. Minha dúvida é quanto ao uso da vírgula, ou dos travessões, pois acredito que o e colocado após o travessão, possa ser uma...
Hífen em compostos morfológicos, h interior
Pergunta: Uma das minhas actividades é a revisão de textos e tenho-me deparado com uma dificuldade em particular para a qual não encontrei ainda respostas satisfatórias.
Gostaria de saber se existe alguma norma para a grafia de certos termos compostos utilizados nos vários ramos das ciências. Refiro-me, nomeadamente, a exemplos como os seguintes: "sócio-económico" ou "sócio-político", que tenho visto como "socioeconómico" ou "sociopolítico" respectivamente. Mas, se a estes acrescentarmos mais uma palavra, como por...
A tradução de "steric effect"
Pergunta: Como traduzir "steric effect", efeitos estes que resultam em repulsões entre nuvens electrónicas que rodeiam átomos forçados a aproximarem-se no espaço, apesar de estarem separados. Considerando que são efeitos descritos na química orgânica, onde existem termos como estereoquímica e estereoisómero, pergunto se se traduz para "efeitos estéreos", ou então para evitar a confusão com o estéreo radiofónico, empregar a opção "efeito estérico". Esta opção é mais próxima da utilizada em francês "effet stérique".
Um...
«Gotas de orvalho»
Pergunta: Numa questão em que se pretende localizar erros (sem especificação de tipo), não se deveria considerar como "erro" a expressão «gotas de orvalhos»?
Muito obrigada.Resposta: F. V. Peixoto da Fonseca observa que «gotas de orvalho» é mais expressivo que o simples orvalho (sempre com este termo no singular).
Resta-nos acrescentar que orvalho se usa normalmente no singular porque, como fenómeno físico globalmente considerado, é não-contável. Note-se que também não se diz...
O significado e a origem do apelido Fatel
Pergunta: Eu gostaria de saber qual o significado do meu sobrenome Fatel e a origem dele! Se vocês conseguirem desvendar esse mistério, eu ficarei muito feliz!Resposta: Não conseguimos identificar a origem precisa do apelido em questão. No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, registam-se formas que se afiguram próximas do nome Fatel ou a ele semelhantes, a saber:
«Fatela, top[ónimo]. Fundão [Beira Baixa,...
