Pergunta:
Qual o plural diminutivo de ator?
Resposta:
Os plurais dos diminutivos formados por substantivos terminados em r e pelos sufixos -zinho e -zito1 não têm forma estável, como mostra Paul Teyssier, no seu Manual da Língua Portuguesa (Coimbra Editora, 1989, pág.91), concebido para um público francês:
«-zito, -zinho (sufixos com z) conservam na palavra à qual se ligam a sua individualidade fonética e morfológica. [...] [O] plur[al] de coraçãozinho (de coração, "coeur") é coraçõezinhos; o de sinalzinho (de sinal "signe") é sinaizinhos; o de florzinha (de flor "fleur") é florezinhas (n. b. encontra-se no entanto florzinhas) [...].»
Nesta citação, vemos Teyssier assinalar duas variantes para o diminutivo de um nome terminado em-r: florezinhas, formado de acordo com as regras de associação do sufixo -zinho (e -zito), isto é, o nome modificado pelo sufixo mantém a desinência do plural sem o -s (cf. coraçõezinhos e sinaizinhos); e florzinhas que perde o e do plural.2
E. Bechara (Moderna Gramática Portuguesa, 2002, pág. 128) também se refere a esta oscilação:
«A razão do emprego de forma plurais barzinhos, colherzinhas se prende ao fato de que com sufixos outros não ocorre o plural das duas unidades florinha —> florinhas.»
Quanto a mim, o argumento de Bechara não é válido, porque fica por explicar o mais importante: a razão por que se aceitam e até parecem mais...