Textos publicados pelo autor
Sem-abrigo e «sem abrigo»
Pergunta: Gostaria de saber se se deve fazer alguma distinção entre «sem abrigo» e sem-abrigo, como por exemplo em:
— «Um indivíduo sem abrigo.»
— «Um sem-abrigo/os sem-abrigo.»
Sem-abrigo seria um nome, e «sem abrigo» seria uma afirmação acerca do indivíduo.Resposta: No primeiro caso, temos uma propriedade, «sem abrigo», associada a uma entidade, «um indivíduo»: «um indivíduo sem abrigo» equivale a «um indivíduo que não tem abrigo»; do ponto de vista gramatical, fala-se de um modificador do substantivo.
No segundo,...
A pronúncia de ao/aos
Pergunta: Gostaria de saber como se pronuncia correctamente ao e aos. Por vezes ouço algo como "áu" e "áus". Outras vezes parece-me que o "a" é mais fechado. Qual é a forma correcta?
Obrigada.Resposta: A pronúncia-padrão do português europeu é com a aberto: "áu". No entanto, há falantes que pronunciam "âu", no que parece ser uma pronúncia hipercorrecta: como a preposição que se contrai com o artigo se pronuncia "â", mantém-se este som na própria contracção ("âu"). Esta...
O pronome lhe e os complementos oblíquos
Pergunta: Gostaria de saber se lhe, que é sempre indicado como pronome complemento indirecto, pode ser considerado complemento preposicional em frases como:
«Para realçar o sabor dos citrinos, antes de cozer a carne faça-lhe uns cortezinhos com uma faca afiada e introduza-lhes pedacinhos de casca de laranja.»
Vi o artigo que têm sobre funções sintácticas de lhe, mas só aborda a questão da preposição de (com a questão da posse) não da preposição...
A pronúncia de Madalena e de Helena
Pergunta: Como se pronuncia Madalena? Na sílaba "le", o "e" é aberto, ou fechado?
Na palavra Helena, o "e" da sílaba "le" é aberto, ou fechado?Resposta: Na pronúncia-padrão do português europeu, os nomes em foco têm e fechado na sílaba -le-: "Madalêna", "Helêna". No entanto, dialectalmente (por exemplo, em certos dialectos setentrionais portugueses), articula-se um e aberto: "Madaléna", "Heléna"....
Os nomes Arunce, Peralta, Arouce e Arauz
Pergunta: No livro Miscelânea, capítulo 16, de Miguel Leitão de Andrada, encontramos uma lenda sobre a fundação da vila da Lousã (Portugal), no qual aparecem os nomes rei Arunce e princesa Peralta; e Arouce e Arauz (?) (castelo, povoação, rio). Qual a origem desses antropônimos e topônimos?
Desde já, os meus agradecimentos.Resposta: Baseio-me no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado:
1. Arunce
Nada consta na fonte consultada, mas tem...
