Textos publicados pelo autor
Bem-vindo, boas-vindas e bem-estar no Acordo Ortográfico de 1990
Pergunta: Gostaria de ser esclarecida sobre as palavras acima referidas (bem-vindo, boas-vindas, bem-estar), no sentido de perceber se as mesmas alteram ou não a sua grafia, ao abrigo do novo Acordo Ortográfico (AO).
Antecipadamente grata.Resposta: Não se altera a grafia de compostos que tenham o advérbio bem como um dos elementos. Lê-se no Acordo Ortográfico de 1990 (AO 90), Base XV, 4.º:
«Emprega-se o hífen nos compostos com os advérbios bem e mal, quando estes formam com o elemento que se lhes...
A sintaxe de «cansada de o ouvir»
Pergunta: A dúvida que gostaria de colocar prende-se com a frase «Ele falou tanto, que fiquei cansada de o ouvir». Atendendo à sua análise sintáctica, «de o ouvir» desempenha uma função sintáctica individual, ou funciona em conjunto com «cansada», que, neste caso, é o nome predicativo do sujeito?
Muito obrigada pela atenção.Resposta: O constituinte «de o ouvir» tem função sintáctica própria: é o complemento do adjectivo no grupo adjectival «cansada de o ouvir». Este grupo adjectival, por sua vez, é o predicativo do sujeito da...
«Retorno ao lar» (a propósito de ornitologia)
Pergunta: Como poderia traduzir a palavra homing (em contexto biológico/científico)? «Retorno à origem»?
Obrigado.Resposta: Não encontro uma expressão portuguesa equivalente nos dicionários gerais, mas consultas na Internet levam-me a considerar «retorno ao lar» ou «retorno» como alternativa válida ao anglicismo homing, pelo menos, no contexto de outra expressão, «instinto de retorno ao lar». Pelo menos é assim que se traduz homing instinct, expressão que ocorre na obra Anatomy of...
Análise morfológica de renascerei
Pergunta: A palavra renascerei é derivada por prefixação, ou considera-se o sufixo da desinência verbal e é derivada por prefixação e sufixação?Resposta: Em relação a renascerei afirmará que é uma forma da flexão de renascer. Acerca de renascer é que vai dizer que se trata de um verbo formado por prefixação cuja base é nascer.
Note que, em morfologia, a respeito das formas da conjugação verbal, fala-se em flexão e não em derivação, apesar de ambos...
Oração adverbial com infinitivo flexionado e não flexionado
Pergunta: Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida:
«Ora certa noite, e já depois de se ter deitado, a mãe lembrou-se de que se calhar não tinha deixado o lume bem acondicionado para não pegar fogo.(...) Eis senão quando, ao passar ao quarto do filho, viu por debaixo da porta uma risca de luz. (...) A mãe nem queria acreditar.»
A Estrela, de Vergílio Ferreira
Neste contexto, a forma verbal passar é um infinitivo pessoal, ou impessoal?
Passar refere-se à mãe (sujeito), contudo também podemos...
