Textos publicados pelo autor
O destinatário no cabeçalho de carta formal
Pergunta: Muito agradeço o vosso valioso trabalho que julgo extremamente importante.
Gostaria que tirassem a minha dúvida quanto às formas Exmo. e «Ao Exmo.» no cabeçalho de uma carta formal. O problema é o seguinte:
Pelo que notei, em cartas formais brasileiras escreve-se no cabeçalho «Ao Exmo. Sr. etc.» (destinatário), enquanto em cartas formais em português europeu se escreve no cabeçalho: «Exmo. Sr. etc» (destinatário).
Qual é forma mais correta: «Ao Exmo. Sr.» ou «Exmo. Sr.» no...
Primitividade vs. primitivabilidade
Pergunta: Gostava de saber se existe a palavra "primitividade" e/ou "primitivabilidade".
A segunda costuma ser usada no contexto da matemática. Estava a ponderar a possível utilização da primeira forma e se a segunda estaria mesmo correta.Resposta: As duas palavras estão corretas.
A primeira tem registo no Dicionário Aulete, nas seguinte aceções:
«s. f. || qualidade, estado de primitivo: A mesma primitividade, avara de costumes. ( Fialho , Gatos , IV, p. 255.) O rei conhece-os, sabe-lhes...
Via Sacra e via-sacra
Pergunta: "Via-Sacra" deve escrever-se com maiúsculas ou com minúsculas – "via-sacra"?
Muito obrigado pelo esclarecimento que me possam dar.Resposta: Quando se refere a Paixão de Cristo, escreve-se Via Sacra, com maiúsculas iniciais.
Quando se trata da série de 14 estações que representam a Via Sacra e que se encontram num dado percurso ou no recinto de uma igreja, ou se refere o exercício, de significado espiritual, de as percorrer, recomenda-se via-sacra, com minúscula...
O gentílico de Bereia
Pergunta: Parabéns pelo excelente trabalho do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa!
Desejo saber qual é o gentílico para o natural de Bereia, antiga cidade macedônica mencionada na Bíblia, no livro de Atos (17:11).
Encontrei "bereano" e "bereiano" escrito, mas nada em dicionários.
Desde já, agradeço a resposta.Resposta: O gentílico de Bereia pode ter as seguintes formas, de acordo com as fontes de que dispomos: bereeu/bereeia ou bereense...
Decorar: «memorizar» vs. «ornar»
Pergunta: Estava escrevendo um texto jurídico e precisei do substantivo cognato do verbo decorar (no sentido de «memorizar») e me deparei com decoração, que seria ali interpretado como «enfeitar» e poderia causar um grande mal-entendido, pois pareceria deboche.
Poderia explicar a etimologia desta palavra e como tomou sentidos tão diversos?
Sei que decorar («memorizar») vem do latim "de cor", por que acreditavam, à época, que o coração guardava as memórias, e que...
