Textos publicados pelo autor
Nazi, nazista, liberal e liberalista
Pergunta: Peço um esclarecimento sobre o uso correto dos substantivos e adjetivos nas frases que se seguem:
Os nazis atacaram. Os nazistas atacaram. Ele defende os valores nazis. Ele defende os valores nazistas.
(Li a entrada sobre «nazi» e «nazista», mas não percebi se se referia ao Português de Portugal ou à variante brasileira.)
Os liberais atacaram. Os liberalistas atacaram. Ele defende os valores liberais. Ele defende os valores liberalistas.
Obrigado pela atenção.
Resposta: Nazi e...
Regionalismos da região entre o Ribatejo e Coimbra
Pergunta: Atualmente estou a fazer um trabalho onde tenho de encontrar os diferentes regionalismos entre o Ribatejo e Coimbra, mas apenas encontro meia dúzia de palavras.
Será que me poderiam indicar alguns?Resposta: Uma consulta do Dicionário de Expressões Populares Portuguesas (Lisboa, Edições D. Quixote, 1994), de G. Augusto Simões, permite recolher os seguintes regionalismos e respectivos significados (letras A a C):
1. Coimbra (sobretudo vocabulário da gíria dos estudantes de Coimbra)
à futrica, «termo usado...
Sobre período, frase e oração
Pergunta: A noção e a relação de período, frase e oração, comummente aceites, são um equívoco.
O período é do nível textual. Quando descemos ao nível da sintaxe, o período sai de cena e entra a frase, entendida como oração. Esta é que é o objecto específico da análise sintáctica. O período limita-se a ser simples ou composto, conforme tem uma ou mais frases/orações. Quando dizemos que alguém escreve frases muito longas, deveríamos dizer períodos muito longos, porque estamos a fazer análise textual e não análise...
Acerca de cor-de-rosa e «cor de laranja»
Pergunta: Consultei [...] esta resposta.
Talvez pelo facto de as minhas línguas maternas — o espanhol e o catalão — estarem muito sistematizadas, em grande parte para facilitar a vida de quem escreve, não pude, depois de ler a mencionada resposta, deixar de me perguntar se tem algum sentido escrever "cor-de-rosa" com hífen e "cor de laranja", "cor de tijolo" ou "cor de vinho" sem o mesmo. Pessoalmente, acho que não e apenas confunde e dificulta a vida, para além de me parecer completamente arbitrário, mas gostaria de saber a sua...
Designadamente e o uso de vírgulas
Pergunta: Está completamente errado escrever designadamente entre vírgulas?Resposta: Não, sobretudo porque há expressões sinónimas empregadas entre vírgulas.
Normalmente este advérbio, como nomeadamente, é usado sem vírgula à direita, «[...] para acrescentar informações mais específicas, detalhadas ou pormenorizadas ao que acabou de ser dito» (dicionário da Academia das Ciências de Lisboa»):
1. «[A] caça a cavalo foi proibida em numerosos países da Comunidade Europeia,...
