Textos publicados pelo autor
O galicismo nombrilismo
Pergunta: "Nombrilismo" existe em português? É sinónimo de egocentrismo? Eis o exemplo, de Clara Ferreira Alves: «O país que gastou milhões [...] em exposições nombrilistas [...]». "Nombrilismus", em textos em alemão, ocorre muitas vezes na Internet.
Obrigado.
Resposta: É efetivamente sinónimo de egocentrismo, surgido por aportuguesamento do francês nombrilisme (cf. Trésor de la Langue Française, versão em linha), que deriva de nombril, «umbigo», a que se...
A pronúncia de paulense (natural de Paul, Cabo Verde)
Pergunta: Como é que se pronuncia a palavra paulense, quando se refere a uma localidade chamada Paul? Com um ditongo ([paw.'lẽ.sɨ]) ou com um hiato ([pɐ.u.'lẽ.sɨ])? Já agora, por acaso existe a palavra "paulense", quando se refere a algo chamado Paulo? E como é que se pronuncia?
Muito obrigado!Resposta: Como gentílico correspondente a Paul (por exemplo, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde ou no concelho da Covilhã, em Portugal), a palavra tem hiato...
O uso dos adjetivos caro e barato
Pergunta: O preço pode ser caro ou barato?Resposta: A rigor, não: são os objetos ou as mercadoria que são caros ou baratos; os preços podem altos/elevados ou baixos/reduzidos.
No Ciberdúvidas, já existe uma resposta para esta questão, mas acrescente-se agora os comentários de Maria Helena de Moura Neves, no Guia de Uso do Português — Confrontando regras e usos (São Paulo, Editora Unesp, 2003) sobre...
Pronunciar desequilíbrio
Pergunta: Escreve-se «desequilíbrio», mas na linguagem oral pronuncia-se "desiquilíbrio".
É absolutamente incorreta a forma utilizada "desiquilíbrio", em qualquer caso?Resposta: No português europeu, a palavra desequilíbrio é geralmente pronunciada "desiquelíbrio" (transcrição fonética [dɨzikɨˈlibɾju]), embora "desêquelíbrio" (ou seja, [dɨzekɨˈlibɾju]) possa também ocorrer, sem ser motivo de censura.
Em Fonética do Português Europeu — Descrição e Transcrição, de António...
Locuções prepositivas: «dentro de», «longe de», «perto de»
Pergunta: Quando dentro, perto, longe estiverem seguidos da preposição de, formando «dentro de», «longe de», «perto de», são locuções prepositivas, ou são advérbios/adjetivos que exigem pela regência a preposição de? Por exemplo, em «Estou longe da estrada», «da estrada» é complemento nominal de «longe», ou «longe da estrada» é um adjunto adverbial iniciado pela locução prepositiva «longe de»?
Mui agradecido.Resposta:...
