Textos publicados pelo autor
A classificação da conjunção correlativa «nem... nem...»
Pergunta: Aprendi na escola que «nem... nem» é uma locução conjuncional coordenativa copulativa. No entanto, enquanto estudava para o teste de Português, encontrei numa ficha informativa do meu manual a mesma locução classificada como disjuntiva.
Esta locução pode classificar-se de duas formas diferentes tendo em conta o contexto?
Por exemplo, como devo classificar a oração coordenada da seguinte frase: «no fim de semana, nem estudei, nem me diverti»?
Obrigado!Resposta: Trata-se de uma conjunção coordenativa...
«Até a»
Pergunta: Parabéns, equipa do Ciberdúvidas, pelo excelente trabalho realizado em defesa da língua portuguesa!
Gostaria de ser esclarecido relativamente ao uso em Portugal de «até a» quando seguido de artigo definido, ex.: até ao mar/ao dia de hoje/à vista/à porta. Relativamente à função gramatical, penso que teria mais sentido prescindir do a, ou seja, até o mar/o dia de hoje etc. Terá que ver com o facto de se pretender distinguir de outras frases em que até é usado com o significado de...
Nocaute e nocautear
Pergunta: A palavra nocaute existe em português? E o verbo nocautear também?Resposta: São palavras que começaram por se usar no português do Brasil, mas que hoje ocorrem também noutras variedades, incluindo a de Portugal.
Segundo o Dicionário Houaiss:
(1) nocaute*
«em boxe, a permanência de um contendor em estado de inconsciência por no mínimo dez segundos e que, pelas regras, equivale ao fim da luta e à sua derrota [abrev.: K.O.].»
(2)...
O a aberto nasal
Pergunta: Geralmente diz-se que o português tem 14 vogais, mas não deveriam ser 15 se contarmos com a vogal /ã/, presente em «à antiga» (/ãːtiga/)?Resposta: A vogal ã é efetivamente mais uma do sub-repertório vocálico do sistema fonológico do português europeu-padrão, mas os linguistas consideram que se trata de um segmento que ocorre apenas na ligação de palavras na cadeia discursiva – como, aliás, o exemplo indica – e não lhe dão estatuto fonológico. Maria Helena Mira Mateus e Ernesto d´Andrade (The...
O j em vez do z
Pergunta: A minha pergunta tem a ver com a fluência da língua portuguesa, nomeadamente como interligar oralmente as palavras numa frase de modo a que esta tenha um som fluido e sem grandes pausas entre as palavras.
Vim aqui fazer esta pergunta porque começo a olhar cada vez com mais preocupação, especialmente para os jovens, no que diz respeito à forma como se articulam verbalmente e interligam as palavras, nomeadamente as palavras que estão no plural quando a palavra seguinte começa com uma vogal. O que cada vez mais vejo acontecer...
