Textos publicados pelo autor
«Para a Lúcia»: complemento oblíquo
Pergunta: Gostaria de ver esclarecida uma dúvida sobre a presença dos complementos indireto e oblíquo.
Na frase «Fiz um desenho para a Lúcia», o constituinte «para a Lúcia» desempenha a função de complemento oblíquo, ou de complemento indireto?
Não está correta a substituição «Fiz-lhe um desenho»? O complemento indireto é sempre introduzido pela preposição a? A preposição para não pode introduzir esta função?
Obrigada pela vossa disponibilidade.Resposta: O constituinte «para...
Subclasses de locuções adverbiais
Pergunta: Gostaria que me ajudassem a agrupar em subclasses as respetivas locuções adverbiais:
a cada passo; à toa; às direitas; com certeza; de mais; de novo; de vez em quando; em breve; em silêncio; no entanto; por conseguinte; sem dúvida; a custo; ao acaso; às vezes; com efeito; de mais a mais; de repente; em cima; em vão; passo a passo; por consequência; a sós; ao contrário; de menos; de resto; em geral; por acaso; por isso.
Muito agradecido.Resposta: Sugerimos a seguinte classificação, com apoio na que é feita em relação aos...
«Era nascido», «era vivo»
Pergunta: Venho, por este meio, pedir que me esclareçam, se possível, o seguinte:
Estava eu numa discussão saudável, com um grupo de amigos, partilhando conhecimentos, troca de ideias, argumentando e debatendo assuntos, quando um dos amigos proferiu a seguinte frase:
«... nessa altura, já era vivo...»
Pessoalmente não concordo com a construção da frase. Será que estou certa?
Foi tema para mais um dos nossos debates, sem chegarmos a acordo.
Tenho consultado vários sites, sem sucesso.
Por favor não...
«Menos» e «a menos»
Pergunta: Gostaria de saber se há alguma diferença entre usar «a menos» e menos em frases do tipo «Marina tem vinte anos, eu tenho dois anos a menos» (ou «menos»); «Naquela época, eu tinha três anos menos» (ou «a menos»).
Obrigado.Resposta: A locução «a menos» significa «menos que o devido», «em quantidade menos que a esperada» (cf. Maria Helena de Moura Neves, Guia de Uso do Português Contemporâneo, Editora UNESP, 2003).
Recorrendo à intuição de falante do português de Portugal, parece-me que,...
Infinitivo impessoal composto
Pergunta: Na frase «Gostei muito de ter assistido a este espetáculo» – «ter assistido» está em que tempo?Resposta: Trata-se do infinitivo impessoal composto ou pretérito.
No Dicionário Terminológico (DT), trata-se do modo infinitivo, uma forma verbal não finita que, como tal, não varia em tempo. Uma gramática que aplica o DT – a Domínios – Gramática da Língua Portuguesa (Plátano Editora, 2011, pág. 99 e 114), de Zacarias S. Nascimento e M.ª Céu Vieira Lopes – recupera...
