Pergunta:
Quando era rapaz pequeno ouvia na minha terra (Amorim, Póvoa de Varzim) dizer que fulano ou fulana era "magorreiro(a)". O sentido era de «ternurento», «amável». Por mais que procure não encontro qualquer palavra nem qualquer coisa parecidas.
Será que existe a palavra ou algo parecido?
Obrigado.
Resposta:
Nas fontes a que tenho acesso, não encontro registo de "magorreiro".
No entanto, assinalo a existência do topónimo Herdade do Magorreiro, em Portalegre. E existe um topónimo que, não tendo exatamente a mesma forma, poderia pela fonética e pela morfologia ter algo que ver com a palavra: Magarreiro, em Armamar (Viseu) e no Alandroal (Évora). E regista-se magarreiro como designação de uma «espécie de machado, usado para cortar as raízes das azinheiras e de outras árvores» (Vítor Fernando Barros e Lourivaldo Martins Guerreiro, Dicionário de Falares do Alentejo, Lisboa, Âncora Editora, 2013).
Posso também supor que "magorreiro" é uma amálgama de outras palavras, que têm significado afim: em Trás-os-Montes, mogueiro, «preguiçoso, indolente» (Vítor Fernando Barros, Dicionário do Falar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Lisboa, Âncora Editora/Edições Colibri, 2006); ou, na Beira Alta (Sabugal), mangorra, como nas expressões «estar com mangorra" (= «com preguiça») e «fazer mangorra», ou seja, «perder tempo» (cf. Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português.; mangorra também é conhecido no Alentejo, conforme registam Vítor Fernando Barros e Lourivaldo Martins Guerreiro, op. cit.).
Poderia ainda pensar-se que "magorreiro" fosse resultado da desnasalização do a de uma forma não atestada como *mangorreiro, cujo significado poderia ter sido na origem «aquele que perde tempo com amabilidades». No entanto, não encontro informação que confirme esta minha hipótese. Mesmo assim, assinalo, no dicionário da...