Pergunta:
Gostaria de saber qual a origem da palavra boccia. É uma atividade física e desportiva, de interior ou exterior, concebida, enquanto desporto paralímpico, para as pessoas com deficiência/incapacidade motora.
Grata pela atenção.
Resposta:
A palavra boccia, usada como designação da atividade mencionada na pergunta, é um empréstimo do italiano. É vocábulo empregado em várias aceções, entre elas, na de «bola» ou «malha», para designar um jogo popular italiano, mais conhecido pelo plural bocce, redução da expressão «gioco delle bocce», ou seja, «jogo das bolas» (cf. artigo em italiano na enciclopédia Treccani).
Note-se, porém, que o Dicionário Houaiss (1.ª edição, de 2001) regista o aportuguesamento bocha, identificado como regionalismo do Rio Grande do Sul e usado em duas aceções: «jogo praticado com diversas bolas grandes e uma pequena (bolim), todas de madeira ou de plástico denso [atirado o bolim, numa cancha de dimensões regulamentares, cabe a cada um dos jogadores fazer rolar as bolas maiores para que dele se aproximem ao máximo.]»; e, por metonímia, «cada uma das bolas empregadas nesse jogo». Em nota etimológica, a mesma fonte observa que, pelo menos, no Brasil, a palavra foi introduzida por via do espanhol: «[do] espanhol bocha (1726), tomado ao italiano boccia "bola de madeira para jogar, jogo da bocha, botão de flor" (sXVI e XVII), provavelmente ligado ao latim vulgar *bottia "protuberância, tumor, inchação", de origem obscura [...].»1
Um último comentário: apesar de a entrada bocha do Dicionário Houaiss se relacionar apenas com o jogo popular italiano, considero que tem uso igualmente legítimo como designação do desporto em causa, dado que se trata de uma adaptação de boccia.
1