Pergunta:
Escrevo-vos no sentido de esclarecer a classificação do advérbio efetivamente, uma vez que tenho encontrado diferentes opiniões relativamente ao seu enquadramento nas diversas gramáticas.
Devo concluir, portanto, que o mesmo pode ser classificado como de frase, afirmação ou conectivo?
Consideremos o seguinte exemplo, retirado de um caderno de exercícios: «Realmente fui muito feliz naquele lugar. Efetivamente, não me lembro de mais nenhum espaço que me faça sorrir e ter esperanças como aquele.» Como se classifica, neste contexto, o advérbio e porquê?
Agradeço, desde já, a enormíssima ajuda que o Ciberdúvidas tem dado àqueles que se preocupam e estudam a língua portuguesa.
Resposta:
No contexto em questão, efetivamente pode ser classificado quer como advérbio conectivo, quer como advérbio de frase, tendo em conta o Dicionário Terminológico (DT), destinado a apoiar o ensino da gramática nas escolas básicas e secundárias de Portugal*.
Como advérbio conectivo, é equivalente a «de facto» e, portanto, tem a função de confirmar o conteúdo da frase ou das frases precedentes. Por outro lado, ao conferir à frase em que ocorre uma função confirmativa, é um advérbio de frase; também o é, se o interpretamos como o mesmo que realmente, e, nesse caso, o advérbo dá ênfase a toda a frase, permitindo esta perspetiva a mesma classificação.
Quanto a tratar-se um advérbio de afirmação, é certo que as gramáticas escolares recentes assim o classificam. Aceitando este ponto de vista, e tendo em conta a definição que o Dicionário Terminológico dá a «advérbio de afirmação» – «advérbio utilizado em respostas a interrogativas totais ou como modificador de um constituinte cujo significado contribui para asserir ou reforçar o valor afirmativo de um enunciado» –, poderíamos dizer que efetivamente acumula também a função afirmativa. Contudo, é preciso notar que há linguistas que não incluem efetivamente entre os advérbios de afirmação; é o caso de João Costa, em O Advérbio em Português Europeu (Lisboa, Colibri, 2008, pág. 73/74).
Em suma, e pensando no contexto do ensino não universitário, a formulação de uma questão sobre a classificação de efetivamente supõe sempre deixar claro em que contexto – textual ou frásico – se pretende classificar este advérbio.
* Record...