Pergunta:
Sei que há uma publicação sobre este tema no vosso site, pelo que escusam de me reencaminhar para lá. O problema de se verem muitos erros escritos é que, com o tempo, começamos a duvidar. Agora com este frequente: «o quão». Sempre escrevi [...] quão sem artigo definido antecedente. Mas tenho visto, inclusive em professores de Português, a expressão «o quão»! Sempre aprendi que quão substituía «o quanto» no sentido de perguntar ou afirmar «como», «de que modo», «a que ponto».
Quão errado estou!?
Obrigado pela ajuda.
Resposta:
O uso de «o quão» está correto.
A palavra quão é um advérbio1 que substitui quanto antes de um adjetivo ou de um advérbio em frases exclamativas e declarativas (cf. dicionário da Academia das Ciências de Lisboa – ACL):
1. «Quanto muda a sociedade!»
2. «Quão diferente é a sociedade de hoje!»
3. «Quão longe estou da felicidade!»
Nas frases exclamativas, parece restringir-se o uso do artigo definido (o ? indica que as frases são de aceitabilidade duvidosa):
1'. ?«O quanto muda a sociedade!»
2'. ?«O quão diferente é a sociedade de hoje!»
3'. ?«O quão longe estou da felicidade!»
Nas frases declarativas, não se notam restrições: quanto é usado com artigo definido – segundo o dicionário da ACL, trata-se de uma locução adverbial – com função intensificadora, como se fosse uma expressão nominal («o quanto»)*:
4. «Todos reconhecem o quanto ele é esforçado» [exemplo do dicionário da ACL].
5. «Todos reconhecem o quão esforçado ele é.»
Sendo assim, não existe razão para rejeitar o uso de «o quão», que ocorrerá em condições próximas das de 4, com a condição de ficar associado a adjetivos e advérbios como em 2 e 3.
Refira-se, por último, que «o quão» já ocorre na língua há séculos:
6. «Mas tanto que se passa este acidente,/ e vejo o quão distante de vós mouro,/ temo quanto imagino por agouro,/ porque ...