Textos publicados pelo autor
O agradecimento «bem hajas»
Pergunta: Pode escrever-se «bem hajas», se trato por tu a pessoa a quem me estou a referir ?Resposta: Bem hajas é a forma a usar com uma pessoa que tratamos por tu.
As fórmulas de agradecimento bem haja e bem hajam têm uso frequente no centro de Portugal. Note-se, contudo, que o verbo haver, empregado com o significado já arcaico de «ter, entrar em posse», terá de ser conjugado em função da forma de tratamento: se à...
A origem de sebenta, «caderno de rascunho; apostila»
Pergunta: Qual a origem da palavra sebenta no contexto de caderno de rascunhos? Por mais que pesquise sobre o assunto, menos esclarecido fico.
GratoResposta: O nome sebenta, no sentido de «caderno para rascunho» ou «apanhado de lição oral, apostila», terá surgido por extensão semântica do adjetivo sebento, «sujo, desmazelado». Não é clara a evolução semântica de sebenta, mas julga-se que esta se deva a uma alusão ao mau estado destes cadernos ou...
O nome Kosrae (Micronésia)
Pergunta: Em português, como se pronuncia Kosrae, nome de uma ilha na Micronésia?Resposta: Kosrae é o nome de uma das ilhas que constituem os Estados Federados da Micronésia (cf. dados da UNGEGN – Grupo de Especialistas das Nações Unidas em Nomes Geográficos; ver também Lista dos Estados, territórios e moedas do Código de Redação para uso do português na União Europeia).
Como nome próprio geográfico, Kosrae terá pouca ou nenhuma tradição de uso em...
O neologismo Mayexit
Pergunta: Depois do Brexit, eis um derivado do termo inglês mais propalado nos media portugueses dos últimos tempos já com circulação mais do que garantida: Mayexit. Gostava de ter um comentário da equipa do Ciberdúvidas.
Muito obrigado.Resposta: É um neologismo que muito provavelmente só terá algum uso na comunicação social ou noutras instâncias, enquanto a demissão da primeira-ministra britânica Theresa May em 24/05/2019 tiver atualidade ou merecer alguma nota...
As etimologias de nuvem, nublado e neblina
Pergunta: Gostaria de saber porque nuvem se escreve com v e nublado, neblina, com b.Resposta: Apesar de se tratar de palavras que remontam à mesma raiz latina, nub-, a história de cada uma delas explica que no primeiro caso se escreva com v e nos outros dois, com b.
Nuvem terá do latim vulgar nube, por via popular1. O -b- latino intervocálico...
