Textos publicados pelo autor
Ladravaz e ladravão
Pergunta: O aumentativo de ladrão, ladravaz, faz referência à forma corpórea do ladrão, ou seja, seria um ladrão grande fisicamente falando; ou faz referência a conduta criminosa, ou seja, um ladrão que pratica, de modo perito, muitos roubos? Ou ambas definições estão corretas?
Desde já, cordialmente agradeço.Resposta: Considerando que ladravaz é definido como «grande patife», «grande patife», «grande tratante»1, todas estas apreciações também morais, é de...
Concertinista (II)
Pergunta: Embora a palalavra "concertionista" não exista no vocabulário português, na minha muito modesta opinião, penso que a mesma deve ser usada quando se referir a um tocador de concertina.
Ao logo do tempo têm sido introduzidas outras palavras que não existiam mas que correspondem a uma designação correta. Ora, se um tocador de acordeão é designado acordeonista, um tocar de concertina também deve ser um "concertionista" ou "concertinista".
Obrigado.Resposta: Apesar de não estar dicionarizada, a palavra...
Esfregona, mopa e mapa
Pergunta: Sempre cresci a ouvir a palavra esfregona [em Portugal], e mesmo quando aprendi inglês, aprendi que mop corresponde a esfregona.
De há uns poucos anos para cá, tenho visto a palavra "mopa" em grandes superfícies comerciais, e parece que até consta no dicionário.
Podem por favor esclarecer de onde surgiu esta palavra?
Obrigado.Resposta: Como a própria pergunta parece implicitar, a palavra mopa tem origem no inglês mop e é termo que se...
O topónimo Guimbra (Espinho, Aveiro)
Pergunta: Qual a origem da palavra Guimbra?Resposta: Trata-se de um topónimo sobre cuja origem não há consenso.
Poderá ser variante de um outro, Guímara, ao que parece, com origem num nome de pessoa (antropónimo) de origem germânica, talvez proveniente do radical germânico *weig-, que significaria «luta» (cf. José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, 2003).
No entanto, há também quem avente (cf. A. Almeida Fernandes, Toponímia...
«Fazer skate»
Pergunta: É correto dizer-se «vou fazer skate»?
Comummente as pessoas utilizam a expressão «vou andar de skate», mas skate é também a denominação de um desporto, portanto, seria correto utilizar a expressão «fazer skate»?Resposta: Não há razão linguística para impedir o uso de «fazer skate» justamente porque já é considerado um desporto: assim como se diz «fazer natação» ou «fazer ginástica», também poderá dizer-se «fazer skate».
Sobre o termo...
