Textos publicados pelo autor
Anulação e anulamento
Pergunta: Sendo as palavras anulação e anulamento sinónimas, em que situações poderá ser preferível a utilização de uma ou da outra?
No contexto da matemática, a palavra anulamento está consagrada numa situação muito específica: a da «lei do anulamento do produto». Fora desse contexto, fico sempre indeciso...
Obrigado pelo vosso trabalho.Resposta: Ambas as palavras estão corretas. Na linguagem corrente, anulação parece a palavra mais...
A grafia e a origem do nome sisa
Pergunta: Qual o significado da palavra "siza". Eu a encontrei em um texto escrito na década de 1870, na seguinte frase: «...a meia siza foi recolhida...»Resposta: A forma siza será uma antiga variante ortográfica de sisa, que significa «imposto sobre transações de compra e venda ou dação em pagamento de troca de propriedade imobiliária; imposto de transmissão "inter" vivos» (Dicionário Houaiss).
Com efeito, o Thesouro da Lingua Portugueza, dicionário da autoria de Frei...
A análise interna do nome próprio «Invasões Francesas»
Pergunta: Como classificamos as palavras «Invasões Francesas», nome próprio ou nome comum + adjetivo qualificativo?Resposta: Em relação ao período – 1807-1810 – durante o qual Portugal foi invadido três vezes pelas tropas napoleónicas, diz-se e escreve-se «Invasões Francesas», que é um nome próprio composto, formado por um nome deverbal – invasão (de invadir) – e um adjetivo relacional – francesas, no plural –, com a função de complemento do...
O topónimo Casal de/do Malta (Marinha Grande, Leiria)
Pergunta: Na cidade da Marinha Grande existe uma localidade que surge com duas grafias diferentes: "Casal de Malta" e "Casal do Malta".
Há uns dias alguém justificava o uso de "Casal de Malta" com uma suposta ligação à ordem de Malta. A oralidade dos naturais muitas vezes torna imperceptível a distinção entre o "do" e o "da".
Conseguem ajudar-me nesta questão?Resposta: Não foi aqui possível obter informação segura sobre as origens do topónimo em questão.
Só com documentação relativamente antiga referente à região se poderá...
Ditongos crescentes e glides em português
Pergunta: Li numa das vossas respostas que um ditongo crescente é, na realidade, um falso ditongo porque a suposta sílaba é sempre passível de ser dividida em duas sílabas. Parece-me óbvio em história ou em viola, mas não sei como poderei fazê-lo nos ditongos presentes em quota ou quadro.
Outra dúvida tem a ver com uma semivogal entre duas vogais. Por exemplo, gaiato define-se como tendo três sílabas, com um ditongo...
